Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Alfa Romeo

          Quando foi fundada, a fábrica se chamava Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. Palavras em italiano que formam a sigla ALFA. Não muito tempo depois, em 1915, a empresa foi adquirida por Nicola Romeo, que acrescentou seu nome.
          A "macchina" do tradicional escudo com os dois símbolos da cidade de Milão, onde a marca foi criada. Uma cobra devorando um humano não é o tipo de coisa que se esperaria ver em um logotipo de uma marca de carros. O logo bizarro da Alfa Romeo, que foi criado em 1910, retrata a serpente devoradora de pessoas Biscone e uma cruz vermelha. Esses símbolos heráldicos estão fortemente associados com a cidade italiana de Milão, onde a companhia foi fundada. A cruz vermelha no fundo branco remonta ao mais antigo estandarte da Província, datado de 1405, enquanto a serpente foi herdada do brasão da nobre família Visconti. Suas funções têm sido simbolizar ao longo da história da marca, sagacidade, potência, bons presságios e sorte.
          Produzido em 1966, o Alfa Romeo Spider é considerado um dos carros mais sexy de todos os tempos. O Alfa Romeo 2000 Spider Touring (1961) e o Alfa Romeo Duetto Spider (1967), são considerados por muitos como uns dos mais belos conversíveis de todos os tempos.
          Em 1969, a Fiat comprou a Alfa-Romeo, que passou a fazer parte de seu grupo. É considerada a rival italiana de Audi, BMW e Mercedes-Benz.
          A marca Alfa Romeo esteve aqui em duas ocasiões: como fabricante, entre 1974 e 1986, e importada pela Fiat, de 1991 a 2006. Em seus últimos momentos por aqui, os belíssimos 156 e 147 dividiam o showroom com os Fiat Palio e Mille.
          No Brasil, poucas marcas são lembradas com tanto saudosismo. Apesar das críticas de falta de confiabilidade dos veículos e alto custo de manutenção, a Alfa ainda tem uma legião fiel de fãs.
          Depois de globalizar e renovar a Jeep, o grupo FCA concentra forças na Alfa Romeo. A marca voltou a produzir sedãs de tração traseira como o elegante Giulia e teve suas vendas impulsionadas em 2017 pelo estonteante SUV médio Stelvio.
(Fonte: jornal Gazeta Mercantil - 09.05.2002 - Nivaldo Nottoli / BI Business Insider - MSN - 20.11.2015 / Quatro Rodas (MSN) - 09.05.2017 / iCarros-msn - 03.04.2018) -  partes)

3 comentários:

Unknown disse...

O nome da família em questão é Visconti. Os símbolos são a cruz vermelha do antigo estandarte da Província e a serpente do brasão da família. Gostaria de saber onde entra ALFA ROMEO na origem dessa marca?

Origem das Marcas disse...

Caro (a) leitor (a). Já fizemos um rápido complemento. Assim que possível, apresentaremos histórico mais completo da marca.
Obrigado.

Unknown disse...

É suficiente!
Perfeito!
Muito obrigada!