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6 de out. de 2011

Cacau Show

          Fundada por Alexandre Costa, então com 17 anos, filho de um tecelão e de uma vendedora domiciliar, no bairro da Casa Verde em São Paulo, a Cacau Show, que leva no nome o ingrediente mais importante do chocolate, começou modestamente com a ajuda de apenas uma funcionária e com nada mais que 500 dólares emprestados de um tio.
          Alexandre, mais conhecido como Alê Costa, começou vendendo chocolate de porta em porta, em 1988, e hoje, instalada em Itapevi (SP), a Cacau Show é a maior rede de lojas de chocolates do mundo. O início da fabricação teria acontecido por um sutil detalhe, conforme Alexandre explica em palestras. Teria vendido 2000 ovos de 50 gramas mas o fornecedor não fazia esse tamanho. Resolveu então ele mesmo fazer. Com os 1000 dólares de receita pagou o tio e ficou com os outros 500.
          Alexandre Costa fundou sua primeira loja em Piracicaba, em 2001.  
          Considerando dados de 2016, sua rede de franquias possuía 2.050 lojas espalhadas pelo país (198 na capital paulista). Com capacidade para produzir até 35 mil toneladas de chocolate por ano, a Cacau Show conta com cinco fábricas, sendo quatro localizadas no estado de São Paulo e uma em Curitiba.
          Em 15 de fevereiro de 2017, o muralista brasileiro Eduardo Kobra começa a produzir, às margens da Rodovia Castelo Branco, no km 35, município de Itapevi, na região metropolitana de São Paulo, o maior mural do mundo, com 5.728 metros quadrados. A obra ocupa um imenso paredão no prédio onde funciona o centro de distribuição e a sede administrativa da Cacau Show. O painel A História do Cacau só foi liberado pelas autoridades quando Kobra eliminou detalhes que poderiam distrair os motoristas. O grafite foi finalizado em novembro de 2017 e sinaliza a entrada da superloja.
          Em 16 de novembro de 2017, a Cacau Show inaugura a superloja, uma megastore de 2.000 metros quadrados. O projeto consumiu um investimento de 7 milhões de reais e tem capacidade para receber até 1.000 visitantes por dia. Mais da metade do espaço é ocupada por um miniparque temático, o Cacau Parque. Na entrada, há um carrossel com 7 metros de altura. Uma árvore e um urso falantes cumprimentam aqueles que chegam. Um vagão de trem se revela um cinema para dezesseis pessoas. As cadeiras se mexem e há simulação de neve. No canto oposto, fica um museu que conta a história do chocolate. O visitante conseguirá observar em uma vitrine todo o processo de fabricação (esta parte é gratuita).
          Com mais de 3,7 mil unidades, a Cacau Show é a franquia do Brasil com maior número de lojas. O dado é da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e se refere a 2022. Fora os franqueados, a marca possui cerca de 400 unidades próprias. O modelo mais barato (de franquia) custa R$ 65 mil. A primeira lição de Alê é não imaginar que vai trabalhar menos por ser o dono.
          Considerando números de setembro de 2023 a Cacau Show conta com 4 mil lojas, entre unidades próprias e franquias, o dobro do que tinha nos primeiros meses de 2021. A receita deve encerrar 2023 em R$ 5,2 bilhões.
          Em 20 de fevereiro de 2024, a Cacau Show firmou um contrato de compra de todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter, que atua no setor de parques de diversão no Brasil. No mercado há mais de 50 anos, o Grupo Playcenter é responsável pelo primeiro parque de grande porte no Brasil. Atualmente possui dois modelos de negócio em shoppings centers, os Playlands e o Playcenter Family. A nova aquisição faz parte dos objetivos de expansão da Cacau Show, que entrou recentemente no setor hoteleiro com um resort em Campos do Jordão, interior do estado de São Paulo, e deve inaugurar ainda em 2024 um resort em Águas de Lindoia, em São Paulo, considerada a capital termal do Brasil.
(Fonte: revista Exame - 31.08.2016 / ofuxico.com.br - 28.03.2017 / jornal Gazeta do Povo - 16.05.2017 / revista Veja 13.09.2017 / 15.11.2017 / Estadão - 28.06.2023 / Valor - 21.09.2023 / 21.02.2024 - partes)

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