Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

CBRE

          A trajetória da CB e da Richard Ellis - RE iniciam em 1906 e 1773, respectivamente, até se unirem em 1998. Com a união, formou-se a CBRE, especialista em soluções para o mercado imobiliário corporativo, presente em 65 países. A família Ellis administrou e expandiu continuamente a empresa até 1938, e seu legado permaneceu, inclusive na sigla da empresa, representado pelo "RE".
          Em São Paulo, pelo seu porte, suas conquistas e pelo compromisso de assumir desafios cada vez maiores, passou sua sede para o Rochaverá Corporate Towers.

CB
          Em 1906, Colbert Coldwell fundou a Tucker, Lynch & Coldwell em São Francisco, na Califórnia.
          Por volta dos anos 1940, a empresa cresceu para se tornar em uma das maiores empresas de serviços imobiliários comerciais do oeste dos Estados Unidos. Nas décadas de 1960 e 1970 a empresa expandiu tanto o seu portfólio de serviços quanto sua cobertura geográfica para se tornar um provedor de serviços completos com uma presença crescente nos Estados Unidos.
          Na década de 1980, a empresa pertencia à Sears, Roebuck.
          O próximo grande marco de sua história se deu em 1989, quando funcionários e outras pessoas adquiriram as operações da empresa da Sears para formar a CB Commercial. Ao longo da década de 1990, a CB Commercial agiu de forma agressiva para acelerar o crescimento e desenvolver competências globais para atender às demandas dos clientes. A empresa adquiriu firmas líderes em gestão de investimentos (Westmark Realty Advisors - atualmente CBRE Global Investors, 1995), crédito hipotecário (L. J. Melody & Company, 1996) e gestão de propriedades e instalações corporativas, bem como de mercados de capitais e gestão de investimentos (Koll Real Estate Services, 1997).
          Em 1995 a empresa adquire a Westmark Realty Advisors. Um ano depois, em 1996, adquire a LJ Melody & Co. e torna-se importante instituição e provedor de crédito hipotecário comercial nos EUA. Atualmente é conhecida como CBRE Melody.
          Torna-se líder em gestão de propriedades e instalações em 1997, com a aquisição da Koll Real Estate Services.
          Em 1998, a CB Commercial alcançou uma expansão global significativa com a aquisição da REI Limited, o braço internacional da Richard Ellis, cujas raízes remontam à Londres de 1773. Na época, a empresa mudou seu nome para CB Richard Ellis, ou CBRE. Nesse mesmo ano faz aquisição da Hillier Parker May & Rowden no Reino Unido. Sua atuação passa a abranger 29 países.
          Atuando em mais de 250 mercados locais, em 1999 a CBRE cria parceria com a Ikoma, estabelecendo sua presença no Japão.
          Em 2003, adquire a Insignia. Torna-se a principal prestadora de serviços do setor, com operações de destaque em Nova Iorque e Londres. Reúne a marca global CB Richard Ellis.
          No ano de seu centenário, mais precisamente no final de 2006, a CBRE faz a aquisição da Trammell Crow Company para criar uma firma de serviços imobiliários com escala, escopo e ofertas de serviços sem precedentes. Em especial, a CBRE se tornou líder global na terceirização de serviços para grandes ocupantes, incluindo corporações, organizações de saúde e instituições do setor público.
          Em 2011, a CBRE adquire a operação de gestão de investimentos imobiliários do holandês ING Group na Europa e na Ásia. A aquisição criou uma empresa com aproximadamente US$ 90 bilhões em ativos de investimento sob gestão. Naquele ano, a empresa mudou seu nome para CBRE Group Inc, no intuito de melhor alinhar sua identidade com sua marca líder do setor.
          A CBRE adquire, em 2013, a Norland Managed Services Ltd, líder em serviços de engenharia técnica de construção no Reino Unido e na Irlanda. A aquisição impulsiona negócios de terceirização de ocupantes na Europa.
          Em 2015, a CBRE adquiriu a unidade de negócios Global Workplace Solutions(GWS) da Johnson Controls (JCI) - líder global em prestação de serviços integrados de gestão de instalações - fundindo-a com o atual negócio de Terceirização para Ocupantes da CBRE, para criar a empresa Global Workplace Solutions business (GWS) da CBRE. A receita total ultrapassou US$ 10 bilhões pela primeira vez. 
(Fonte: site da empresa - parte)

Richard Ellis - RE
          Antes da Declaração de Independência Americana (1776), um homem se estabeleceu em Londres, trabalhando como um "vendedor de itens de segunda mão e propriedades e como avaliador": William Ellis. Seu legado permanece na CBRE.
          Em 1773, William Ellis, um ""vendedor de itens de segunda mão e propriedades e avaliador", abriu seus negócios em Londres. Na época, defensores de direitos e avaliadores faziam e vendiam móveis, forneciam avaliações de bens e propriedades e realizavam leilões. Com a morte de uma pessoa rica, o defensor de direitos e o avaliador eram convocados para fazer o caixão e ajudar a distribuir os bens domésticos e propriedades da pessoa falecida, incluindo imóveis.
          Alguns anos depois, William contratou seu sobrinho, Richard Ellis, que colocou o "RE" no CBRE, como seu aprendiz. Os dois trabalharam juntos e expandiram os negócios nos 48 anos seguintes até William Ellis morrer em 1808.
          Richard Ellis liderou os negócios da família durante uma era próspera, quando Londres estava se tornando um importante centro internacional de comércio. A população da cidade quase dobrou, novas normas de construção foram promulgadas, as avaliações se tornaram mais formalizadas e os leiloeiros foram realocados para um nova central de leilões.
          Em 1821, o filho mais velho de Richard, Richard Ellis Jr., completou 21 anos e juntou-se ao pai na empresa, Richard Ellis and Son. Quando o irmão mais novo Charles entrou no negócio, Richard pai dividiu a empresa entre seus dois filhos. Charles assumiu o lado da fabricação de móveis e armários e Richard assumiu o papel de leiloeiro e avaliador. Richard Ellis Sr faleceu em 1846, aos 77 anos.
          Em 1871, a população de Londres havia dobrado novamente e chegava a quase 4 milhões. À medida que as empresas mudavam dos primeiros andares de casas para escritórios e prédios de varejo, as vendas de casas deram lugar a transações comerciais maiores.
          Em 1875, Richard Ellis Jr. contratou seu sobrinho, Richard Adam Ellis, 25 anos. Richard Ellis, Jr. permaneceu o sócio sênior da empresa até sua morte em 1885, aos 85 anos.
          Nos 60 anos seguintes, Richard Adam Ellis expandiu os negócios, locou e administrou edifícios de escritórios em Londres, leiloou propriedades e representou empresas e famílias importantes, incluindo Twinings Tea, Anglo-Austrian Bank e Oppenheimers. Em algum momento, dizia-se que, provavelmente, havia poucas, se havia, propriedades em Londres que em algum momento não haviam passado pelas mãos de Richard Adam Ellis para venda, compra ou outros fins.
          Em 1918, Richard Adam Ellis completou 68 anos. Seu filho, Hugh, morreu na Índia e seu outro filho, Rae Adam Ellis, e vários sobrinhos que haviam trabalhado para a empresa, foram mortos na Primeira Guerra Mundial. Sem herdeiros masculinos para levar nos negócios, Richard contratou outros parceiros, mas continuou a administrar a empresa até 1938, quando se aposentou aos 88 anos. Assim, terminou o reinado da família Ellis sobre a empresa que levava seu nome.
          Richard faleceu em setembro de 1945 aos 95 anos - mas seu legado continua vivo.
          Em 1948, a criação da Comunidade Econômica Europeia incentivou a empresa a expandir-se no exterior. Formou associações na Austrália, África do Sul e Canadá e abriu seus próprios escritórios na Europa. A empresa acabou se dividindo em duas parcerias - Richard Ellis, na Grã-Bretanha, e uma empresa internacional, chamada REI Limited, operando fora da Grã-Bretanha.
          Em meados dos anos 1990, a empresa britânica foi adquirida pela Insignia Financial e o braço internacional pela CB Commercial em 1998. Os dois negócios foram finalmente reunidos em 2003, quando a CB Richard Ellis adquiriu a Insignia Financial.
(Fonte: site da empresa - parte)

2 comentários:

Neto disse...

Em 1773?

Origem das Marcas disse...

Caro Neto.
Sim. O início da Richard Ellis, o "RE" de CBRE, foi em 1773. Fizemos um texto mais completo para possibilitar melhor compreensão da origem. Agradecemos sua leitura.