Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Jesus (Guaraná Jesus)

           No começo do século XX, Jesus Norberto Gomes, nascido em 1891, mudou-se para a capital, São Luís, no Maranhão, e foi trabalhar na farmácia Sanitária, como lavador de vidros. Ali, acabou adquirindo noções de farmácia e manipulação, com o então proprietário.
           Mais tarde, ingressou na faculdade e formou-se farmacêutico. No final, acabou comprando o pequeno comércio.
           Em meados da década de 1910, lançou medicamentos com a sua grife, todos com a marca Jesus. Na década de 1920, Gomes queria inventar uma bebida que agradasse seus netos e começou a fabricar um refresco com gás que serviu também para presentear os amigos. Essa iniciativa surgiu a partir da sugestão de um amigo, médico, para que fabricasse a magnésia fluída gaseificada, grande sucesso da época, conforme informa a filha do farmacêutico, Ilva Saldanha.
           Para isso, Gomes importou uma máquina gaseificadora alemã. Depois de ter o pedido de licença da produção da magnésia negado pelo Laboratório Bromatológico Nacional (RJ), o farmacêutico desenvolveu a fórmula definitiva do guaraná e registrou-o com Cola Guaraná Jesus, hoje guaraná Jesus. Ironicamente o farmacêutico era ateu e foi excomungado da Igreja Católica após ter se envolvido em uma briga com um padre em São Luís.
           Os Gomes mantiveram a produção em fábrica própria até 1960, quando venderam a unidade para a Antarctica (hoje AmBev, após a fusão com a Brahma). A fórmula do guaraná entretanto ficou com a família. Isso fez com que a Antarctica desistisse da produção nos anos 1970.
           Em 1982, o grupo Coca-Cola conseguiu adquirir a fórmula original. A bebida tem sabor de canela e cravo e é cor-de-rosa. Por volta do ano 2000, o guaraná Jesus foi incluído na lista de pontos e produtos turísticos do Maranhão. Com grande participação no mercado de guaranás do Maranhão, é distribuído também em estados como Tocantins e para lojas especializadas de São Paulo. Há pedidos para o guaraná Jesus também em vários países.
          Desde 2001 o refrigerante é marca da Coca-Cola, mas só a partir de 2016 resolveram distribuir para outros estados como um produto de linha “premium”. Além do Maranhão e Tocantins, o Guaraná Jesus agora é distribuído em São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal
(Fonte: jornal Folha de S.Paulo - 03.04.2000 / jornal Gazeta Mercantil - 27.10.2003 / Almanaque SOS 30.07.2020 - partes)

Nenhum comentário: