Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Ikea

          Ikea é uma mistura de duas referências: O "i" e o "k" vêm das iniciais do fundador, Ingvar Kamprad. O "e" vem de Elmtaryd, a fazenda em que vivia e cresceu em Agunnaryd, na Suécia.
          Ingvar Kamprad fundou a empresa em 1927, aos 17 anos quando usou uma pequena quantia que seu pai lhe dera para abrir uma loja de bens domésticos. No início, vendia artigos diversos, que ele próprio importava, passando a se concentrar em móveis em 1953.
          Abriu a primeira loja de departamento da Ikea em 1958. Ele teve a ideia de abrir o negócio ao olhar um funcionário tirar as pernas de uma mesa para que coubesse no carro. Sua filosofia então se tornou: poupar espaço e economizar dinheiro.
          A Ikea não tem lojas, suas filiais mais lembram hipermercados em que se sucedem, em longos corredores, reproduções dos mais diferentes ambientes de uma casa, em que tudo - móveis, almofadas, cortinas, roupas de cama, louças - pode ser comprado.
          A característica principal da empresa é o sistema de venda de móveis desmontados. O freguês deixa a loja com numerosas embalagens, das quais saem, quando abertas, tábuas dos mais diferentes tamanhos, um sem-número de parafusos e a inevitável chave sextavada que serve para montar desde uma mesinha de cabeceira até o armário que toma uma parede inteira.
          Ele continuou mantendo nas mãos de sua família o controle sobre a empresa, e se recusou a transformá-la em sociedade anônima. É conhecido por ser modesto e econômico: Kamprad não dispõe sequer de um escritório próprio na empresa.
          Kamprad se tornou um dos grandes empreendedores do século XX. Após vários anos vivendo no exterior - primeiramente na Dinamarca e depois na Suíça - o fundador da Ikea votou para a sua terra natal e se estabeleceu em Smaland, onde nasceu. Em 27 de janeiro de 2018, Ingvar Kamprad morre, aos 91 anos, de forma pacífica em sua casa em Smaland, na Suécia. Ele deixa três filhos - todos envolvidos com a empresa.
          Com números de 2017, a fabricante sueca de móveis tem vendas totais de 30 bilhões de euros,  está presente em 49 países e dá emprego a 190 mil funcionários. Em suas 350 lojas dispõe de uma gama de cerca de 9.500 produtos e entrega quase 5 milhões de encomendas por ano ao redor do planeta.
(Fonte: Exame.com-MSN - 24.08.2015 / site da empresa / revista Época Negócios - abril 2016 / dw.com (msn) - 28.01.2018 - partes)

Nenhum comentário: