Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Karmann Ghia

     A Karmann, empresa alemã que se especializou na fabricação de carrocerias para veículos foi fundada em 1847 com o nome de Christian Klages Wagenfabrik. Em pouco mais de 20 anos, então com o nome de Karmann Karosseriewerk, suas carrocerias especiais já faziam sucesso, principalmente os conversíveis, que possuíam capotas dobráveis de alta qualidade.
     Muitos fabricantes utilizaram os serviços da Karmann, como Mercedes, Hansa e Adler, uma forte aliada até 1999. Nos anos 1950, a Volkswagen decidiu investir em um modelo esportivo, destinado principalmente ao mercado norte-americano.
     O design do novo carro foi encomendado ao estúdio italiano Ghia. Em 1957 foi lançado o Karmann Ghia VW, com mecânica de Fusca, de 1,2 mil cc, a qual permitiu ao Karmann Ghia atingir 125 km/h em razão da aerodinâmica mais eficiente que a do sedan. No Brasil o Karmann Ghia foi lançado em 1962 (a fábrica foi inaugurada em 1960), sendo o primeiro esportivo da série produzido pela Volkswagen no Brasil. O veículo seguia a linha de esportivo que fazia sucesso na Europa.
     Tempos depois, a empresa passou a produzir trailers. Com a descontinuidade da fabricação de carros e trailers a empresa se transformou numa fabricante de autopeças. Em 23 de novembro de 2016, a Justiça decretou falência da Karmann-Ghia, atendendo a pedido ajuizado pelo Sindicato dos Metalúrgico de São Bernardo do Campo, onde fica a sede da empresa. 
(Fonte: jornal Gazeta Mercantil - 09.05.2001 - Ricardo Bock - Eng.Autom. e prof. FEI-USP / jornal Valor online - 23.11.2016 - partes)


Nenhum comentário: