Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

NCR

     James Jacob Ritty vivia preocupado. Ele tinha um bar em Dayton, Ohio, nos EUA, mas o negócio não ia bem, porque seus funcionários eram desonestos e roubavam dinheiro da gaveta do caixa. O que fazer para impedi-los? O problema o levou a inventar a caixa registradora. Infelizmente, a ideia lhe rendeu pouco dinheiro, mas ele a vendeu para outros....que a aperfeiçoaram e ganharam fortunas.
     Ritty teve a sua grande ideia em 1878. Os roubos no bar eram tão frequentes que ele ficou estressado e teve de tirar férias. Numa viagem à Europa, viu um instrumento de medição que contava quantas vezes a hélice do navio girava e pensou em usar essa tecnologia para registrar as vendas. De volta aos EUA, começou a trabalhar imediatamente. Depois de várias tentativas frustradas, Ritty chegou à sua famosa Caixa Incorruptível, a primeira caixa registradora do mundo.
     Ritty nasceu em Dayton, Ohio, em 1836, de pais franceses que haviam imigrado para os EUA. Estudou medicina e ingressou no exército. Mais tarde, ele montou um bar, no qual trabalhou até a sua aposentadoria, em 1895. A primeira caixa registradora de Ritty tinha duas fileiras de teclas, cada uma representando um valor. Quando uma tecla era pressionada, o valor total aparecia em um mostrador semelhante a um relógio. Ritty comprou uma oficina em Dayton para criar a nova máquina, porém deparou-se com muitas dificuldades e decidiu dedicar-se apenas ao bar. Então ele vendeu a patente.
     John H. Patterson tinha um mercado em Ohio e, assim como Ritty, perdia muito dinheiro - cerca de US$ 50.000 por ano. Ele havia comprado duas caixas registradoras de Ritty para teste; elas funcionaram e lhe trouxeram lucro. Satisfeito, Patterson comprou a patente de Ritty e treinou uma equipe para vender máquinas para lojas de todo o país. Sua empresa, chamada National Cash Register, atualmente conhecida como NCR, continua a vender máquinas para o mundo todo.
(Fonte: livro: Ideias que revolucionaram o mundo - PubliFolha)

Nenhum comentário: