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5 de out. de 2011

Otis

          Os primeiros elevadores foram inventados há milhares de anos, na Grécia Antiga, mas por muito tempo não foram seguros. Foi somente depois de 1852, quando Elisha Graves Otis projetou e demonstrou um elevador equipado com um dispositivo de segurança, que as pessoas passaram a considerá-lo um equipamento confiável. Sem elevadores seguros não haveriam edifícios altos e as cidades modernas teriam uma aparência muito diferente.
          A vista de muitas cidades é dominada por lindos arranha-céus, alguns dos quais são marcos famosos. Os arranha-céus permitem que as cidades ocupem uma porção menor do solo, fornecendo um lugar seguro, abrigado e confortável para viver e trabalhar. Se não fosse a grande ideia de Elisha Otis, essas construções incríveis talvez não existissem.
          O inventor americano Elisha Otis instalou o primeiro elevador de passageiros seguro em uma loja de departamentos de Nova York, em 1857. Ele continuou a aprimorar a invenção até o fim da vida, em 1861. Seus filhos Charles e Norton fundaram uma grande empresa, a Otis Brothers, que em 1873, havia instalado mais de 2 mil elevadores. Seu uso em edifícios famosos logo tornou a empresa popular. Hoje, há mais de 1,7 milhões de elevadores da Otis ao redor do mundo.
          Os elevadores da Otis foram instalados na Torre Eiffel, na França. Concluída em 1889, a torre foi considerada a estrutura mais alta do mundo até 1930. Ela ainda é a mais alta de Paris e uma das mais conhecidas do mundo.
          Em 1886, a Estátua da Liberdade foi doada aos Estados Unidos pelos franceses. Ela tem 324 degraus, mas no começo do século XX foi instalado um elevador da Otis que facilitou o acesso ao topo.
          A Burj Khalifa ("Torre do califa", em árabe), em Dubai, é a construção mais alta do mundo. Concluída em 2010, tem 828 metros de altura e 208 andares. Conta com 57 elevadores da Otis, dois dos quais são duplos (uma cabine sobre a outra) e levam as pessoas até o deque panorâmico do 124. andar.
          Durante séculos, as catedrais foram as estruturas urbanas mais altas. A construção da catedral de Milão, na Itália, teve início em 1386 - mas só foi concluída em 1965. Em 1997, um elevador da Otis foi instalado num de seus 135 pináculos.
          Aberta em 2003, a Torre Mori, do complexo Roppong Hills, é um marco importante na capital do Japão, Tóquio. Lá, pode-se trabalhar, fazer compras e divertir-se. Para servir seus 54 andares há 12 elevadores da Otis, todos com cabine dupla.
(Livro: Ideias que revolucionaram o mundo - págs. 60 a 63 - PubliFolha)

English version:
          Otis installed its first elevator in Brazil in 1906 at the Laranjeiras Palace, the official residence of Rio de Janeiro’s governor, where it remains operating today. The company competes globally with other giants – Switzerland’s Atlas Schindler, Germany’s ThyssenKrupp and Korea’s Hyundai Elevadores (which set up shop in Brazil in 2014). It had global revenue of $12 billion in 2015.
          Otis follows the market logic in the country. About half of revenues comes from post-sale services (maintenance).
          The last big investment of Otis in Brazil took place at its plant in São Bernardo do Campo, São Paulo, which was opened in 2013. At the time, the company hoped to optimize production to operate in the “fast-growing” Brazilian market. The scenario has changed since then, and Otis doesn’t plan new investments in production capacity. According to the company’s South America president, Júlio Bellinassi, current capacity is enough to meet the market’s potential in the upcoming years. The Brazilian base also exports to other countries in the region besides supplying the domestic market.
(Fonte: jornal Valor online- 13.10.2016)

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