Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Sabesp

           A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - Sabesp, fundada em 1973, é uma empresa de economia mista, de capital aberto que tem como principal acionista o Governo de São Paulo. Possui 27,6 milhões de clientes que consiste em 70% da população urbana do Estado. Está presente em 370 municípios e possui aproximadamente 15 mil funcionários. Sua sede está localizada no bairro de Pinheiros, na capital paulista.
           A água é a principal matéria-prima da empresa e, por este motivo, diversas parcerias e ações voltadas à preservação, conservação e recuperação de áreas de mananciais são desenvolvidas. Destacam-se o intenso monitoramento da qualidade dos mananciais, projetos de despoluição de bacias, além de várias iniciativas de educação ambiental. Embora a Sabesp não possua poder legal para fiscalizar ou para punir ações de degradação dos mananciais, todas as suas atividades são orientadas para a sustentabilidade ambiental dessas áreas.
          Em 22 de maio de 2023, a Sabesp venceu a concorrência da Prefeitura Municipal de Olímpia (SP) com valor de pagamento fixo de outorga de R$ 148 milhões, para prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário por 30 anos.
          A Sabesp atua nas bacias hidrográficas Piracicaba/Capivari/Jundiaí, Alto Tietê (cabeceiras), Alto Tietê (Billings/Tamanduateí), Baixada Santista e Alto Tietê. Pela ordem, os sistemas produtores dessas bacias são: Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Rio Claro e Rio Grande.
(Fonte: jornal Folha  online - 15.05.2012 / Relatório Anual de Qualidade da Água 2015 - Sabesp - partes)

Nenhum comentário: