Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Todeschini (alimentos)

     A história da Todeschini Alimentos no Brasil teve início em 1870, quando o marceneiro Giuseppe Todeschini, de Arcole, na província de Verona, Itália, decidiu vir para a América do Sul, com os mesmos sonhos de milhares de imigrantes que deixaram seus países de origem decididos a fazer fortuna. Em Curitiba, trabalhou por sete anos como construtor de casas para imigrantes das colônias Muricy e Imbituva.
     Em  1878, casou-se com Domênica Cemin e, seis anos depois, comprou uma chácara na Avenida Sete de Setembro, onde construiu uma casa, iniciando no local a atividade industrial da primeira fábrica de macarrão do Sul do Brasil, que começou com seis funcionários. O próprio Giuseppe idealizou as máquinas para a indústria e ia pessoalmente aos clientes, de casa em casa, oferecendo o macarrão, até então um alimento desconhecido da maioria da população da capital paranaense. Não raras vezes teve que ensinar como preparar o produto, o que garantiu festivos almoços e lendárias amizades.
     Giuseppe faleceu em 7 de agosto de 1922, com 71 anos, e os oito filhos e três filhas já administravam totalmente os negócios, seguindo a mesma filosofia do pai e tornando a marca muito conhecida no Paraná e Santa Catarina.
     A crise financeira de 2002, mudanças no mercado e conflitos na família, porém, abalaram a empresa. Depois de quatro gerações terem passado pelo comando da empresa após a morte do fundador, os Todeschini optaram por administração profissional e passaram a ocupar cargos no Conselho de Administração. A companhia teve mais de mil funcionários nos bons tempos e passou a manter acordo temporário com a Imcopa, grande industrializadora de óleo e farelo de soja, para manter o ritmo nos negócios.
     A empresa fechou em 2013 e um ano depois, a indústria paulista Selmi, fabricante das marcas Galo e Renata (vide origem da marca Renata (Selmi) neste blog), licenciou a marca curitibana e começou a produzir massas e biscoitos com a embalagem Todeschini. O plano é recuperar o protagonismo da marca no Paraná e depois torná-la conhecida em todo o país. Estão sendo comercializados, atualmente (abril de 2017), 39 itens Todeschini, entre massas e biscoitos.
     As massas e biscoitos Todeschini são feitos nas mesmas linhas de produção dos produtos Galo e Renata, nas fábricas instaladas no interior do Paraná e São Paulo (Sumaré).
(Fonte: jornal Gazeta do Povo 2006 / Gazeta Mercantil - 21.05.2009 / Gazeta do Povo online - 24.04.2017 - partes)

Um comentário:

Unknown disse...

Nossa! Adorei conhecer a origem da marca Todeschini, muito interessante e que provavelmente muitos desconhecem. Obrigada pelas informações. ♥♥♥