Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Toyota

          Sakichi Toyoda era um inventor japonês e nos anos trinta passou a patente de um tear automático que criara para uma tecelagem inglesa, para seu filho Kiichiro, que estava justamente construindo um motor de carros. Kiichiro resolveu, juntamente com a supersticiosa família, mudar o nome de Toyoda para Toyota. Como em japonês Toyoda requer dez caracteres e Toyota, apenas oito, número de sorte para os japoneses, este último foi adotado. Estava fundada então, em 1937, a Toyota, com sede em Toyota City, no Japão.
          As três elipses no logotipo da Toyota representam três corações: o coração do cliente, o coração do produto, e o coração do progresso no campo da tecnologia e das oportunidades ilimitadas no futuro. Outra versão diz que os dois aros internos em forma de "T" representam a relação entre a Toyota e os clientes da companhia, enquanto o aro exterior significa "o mundo abraçando a Toyota".
          No cenário do pós-segunda guerra no Japão destroçado, a Toyota escutou os conselhos de um desconhecido estatístico norte-americano chamado W. Edwards Deming (1900-1993), que apareceu sem alarde em 1947. Deming introduziu na Toyota as técnicas de qualidade e ficou famoso no mundo inteiro - e a Toyota conquistou o mundo. A mensagem de Deming para os chefes executivos do Japão era: melhorar a qualidade diminuirá despesas enquanto aumenta a produtividade e o mercado.
          No Brasil, o Toyota Bandeirante foi o primeiro veículo produzido pela Toyota no Brasil. Ficou em linha entre 1962 e 2001.
          Em 1966 a empresa lança o Toyota Corolla, que se tornou o carro mais vendido da história, com dezenas de milhões de unidades vendidas, e virou o cartão de visita da indústria japonesa para o resto do mundo.
          No Brasil, somente em 1992 a Toyota deu sinal de que iria sair do ponto morto. O executivo japonês Shinji Tomie, nascido em 1932, presidente da Toyota brasileira desde 1986, tinha plano de erguer uma nova fábrica no Brasil, de onde sairiam a picape Hilux e um automóvel compacto popular. Já tinha até endereço, um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados em Indaiatuba, no interior de São Paulo. E, já tinha despachado 25 engenheiros da filial brasileira para a matriz, onde aprenderiam os macetes da montagem da Hilux.
          Em 2009 e anos seguintes a empresa passou por um de seus maiores desafios: recolher  9 milhões de carros com defeito, mais que sua produção anual. A situação foi agravada pelo tsunami que atingiu o Japão em março de 2011, que destruiu importantes fabricantes de autopeças. Coube ao neto do fundador, Akio Toyoda, capitanear as soluções.
          No Brasil, o primeiro veículo produzido pela Toyota foi o Bandeirante, que ficou em linha entre 1962 e 2001. A Toyota parou a antiga fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC, quando decidiu concentrar a produção de veículos em Indaiatuba e Sorocaba, também no interior paulista.
          Em novembro de 2023, após 61 anos, a Toyota fecha a sua fábrica histórica de São Bernardo do Campo. Essa foi a primeira fábrica da marca fora do Japão. A Toyota fez o desligamento dos últimos 150 funcionários da unidade e agora fica com três unidades no Brasil, Indaiatuba, Sorocaba e Porto Feliz, todas em São Paulo. 
(Fontes: livro: Oh! dúvida cruel. - Priscila Arida Velloso - Ed.Record / Coletânea HSM Management / revista Exame 23.12.1992 / 15.12.1999 / Wikipedia / msn dinheiro - 04.12.2014 / 05.12.2018 / jornal Valor - 27.02.2019 / Estadão - 22.11.2023  partes)

3 comentários:

Anônimo disse...

Valew ajudou mt mesmo....

joaobigdasilva@gmail.com disse...

Pra mim é um grande marca no mundo inteiro

Unknown disse...

Sou apaixonado pelo Corolla um dia terei um
Tv