Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Tramontina

          Em 1911, no dia 1º de maio, Valentin Tramontina, filho de imigrantes vindos de uma região produtora de cutelaria no norte da Itália, abre, com sua esposa Elisa, uma pequena ferraria para fabricação de facas e canivetes com cabo de chifre na pequena Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul.
          Em 1949, assume o controle do grupo o filho do casal de fundadores, Ivo Tramontina (1925-2017). Ivo deixou o posto em 1992 ao dar lugar ao filho Clovis.
          A família Tramontina, divide com a família Scomazzon, ambas de origem italiana, praticamente em partes iguais, o controle da companhia. Ivo Tramontina, filho do fundador, associou-se com Ruy Scomazzon, no final da década de 1940. Ivo e Ruy, transferiram o comando para os filhos Clóvis Tramontina e Eduardo Scomazzon em 1992, quando a Tramontina tinha "apenas" 4000 itens em seu catálogo.
          Nos Estados Unidos, em meados de 1999, estava operando a pleno vapor o centro de distribuição da Tramontina. Localizado em Houston, Texas, com 25.000 metros quadrados, o CD serviria para impulsionar para aquele país as exportações da Tramontina, uma das pouca empresas brasileiras que atuam no exterior com marca própria.
          Para invadir as casas dos consumidores brasileiros, a Tramontina utiliza uma rede de mais de 60.000 pontos de venda espalhados pelo país. Entre seus clientes, figuram desde o pequeno comércio de bairro às grandes redes, como Carrefour, Lojas Americanas e Lojas Renner (vide origem da marca Lojas Renner neste blog).
          Considerando dados do início de 2017, 70% do faturamento de 5 bilhões de reais vem de talheres e panelas. Outros 30% são resultado de novas linhas, como móveis de plástico e até fornos, esta última lançada em 2010. A empresa investe na abertura de lojas próprias, atualmente são seis, no intuito de melhorar a experiência do consumidor.
          Hoje, é uma marca de qualidade e a linha de produção contempla 18 mil itens diferentes, entre utensílios domésticos, ferramentas e materiais elétricos, com mais de 5.000 funcionários e três fábricas. A produção mensal chega a quatro milhões de facas, 14 milhões de talheres para uso diário e 600 mil talheres finos. Vários tipos de panelas e diversos tipos de utilidades domésticas e ferramentas também saem de sua linha de produção.
(Fonte: revista Exame -    25.02.1998 / 28.07.1999 / 15.03.2017 / Veja.com-msn - 23.12.2017 - partes)

3 comentários:

Anônimo disse...

...sem contar com panelas e diversos tipos de utilidade doméstica...
Diria uma marca de qualidade...
blw.

Origem das Marcas disse...

Caro(a) leitor(a)
Agradecemos o interesse. As complementações foram feitas. Assim que possível, faremos um texto mais completo.

Anônimo disse...

Desculpa dizer mais esse bloog nao tem notíciasc completas tipo como começou a Tramontina