Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Zaffari Supermercados

          O fundador foi Francisco José Zaffari, em Porto Alegre. Mas o embrião da empresa surgiu no interior do estado, em 6 de janeiro de 1935, quando Zaffari, descendente de imigrantes italianos, e sua esposa, Santina de Carli, montaram uma pequena casa de comércio. Era um armazém de secos e molhados, instalado na parte da frente da residência do casal, na Vila Sete de Setembro, interior do município de Erechim.
          Anos mais tarde, em 1947, a família mudou-se para Erval Grande (RS), cidade sede do distrito, onde abriu uma casa comercial, maior e com maior variedade de produtos.
          Na década de 1950, inauguraram as primeiras filiais em localidades vizinhas a Erval Grande. Em 1960, os negócios prosperam e a família transfere-se para Porto Alegre, onde inaugura seu primeiro estabelecimento comercial na capital gaúcha: um atacado na Avenida Protásio Alves. No ano de 1965, na mesma avenida, funda seu primeiro supermercado. Dois anos depois, o segundo supermercado da rede abre suas portas e, assim, dá-se início à sua expansão.
          Seguindo a tendência mundial dos grandes centros de compras, o Grupo Zaffari funda, em 1991, o primeiro empreendimento com a marca Bourbon Shopping, Assis Brasil, tendo como âncora um hipermercado do grupo.
          Em 1999, despontava em décimo lugar no ranking nacional e era líder em vendas na região metropolitana de Porto Alegre. Era uma das mais rentáveis redes do país. Seu problema eram os desentendimentos entre os controladores, herdeiros da segunda e terceira gerações do fundador Francisco Zaffari.
          Em 2001, inaugura o Bourbon Shopping Country, na capital gaúcha, destacando-se por abrigar uma casa de espetáculos. O Grupo parte para expansão fora do estado em 2008, com a inauguração do Bourbon Shopping São Paulo, operando uma loja da rede de hipermercados Zaffari.
          Em setembro de 2008, com a morte do então presidente Marcello Zaffari, filho do fundador, a empresa passou a ser gerida por seus irmãos João Benjamin, Cláudio, Ivo José, Airton Alberto e o primo Cláudio Luiz.
          Pelo grande senso de organização para buscar e armazenar seus alimentos, o esquilo foi adotado como mascote pelo grupo Zaffari, e faz parte do logo da empresa, numa justa homenagem ao pequeno animal.
          Em 2012, o Grupo Zaffari funda o seu maior empreendimento, o Bourbon Shopping Wallig, na Avenida Assis Brasil em Porto Alegre.
          A rede de supermercados Zaffari é a quinta maior do Brasil, atrás das francesas Pão de Açúcar e Carrefour, da americana Walmart e da chilena Cencosud. Das 34 lojas do grupo, 32 estão no Rio Grande do Sul e duas em São Paulo.
(Fonte: jornal Valor - 25.03.2009 / jornal Valor International online - 28.10.2015 / Wikipédia - partes)

6 comentários:

Manoias lambo disse...

Tudo mentira,q blog mentiroso,quem fundou a rede foi uma mulher,,q morreu agora a 2 dias atras com 102 anos,,por isso digo q nao tem pra bater o blog,MUNDO DAS MARCAS,aprendam com eles,se nao sabe,nao inventa!

Unknown disse...

Sim...Santina de Carli que é mencionada no começo da reportagem...ela e o marido fundaram...ela faleceu a alguns dias com 102 anos...nada de mentira

Alexandre disse...

E o comerciak zaffari eh de parentes???

Alexandre disse...

E o comerciak zaffari eh de parentes???

Unknown disse...

Ótima a ideia desse grupo empreendedor
Se instalar em nossa cidade.
Rio Grande - cidade histórica.

Anônimo disse...

A loja de rio grande é da Comercial Zaffari, fundada por João Zaffari, na cidade de Passo Fundo. E tem como logo a figura de um gauchinho. O pai de João Zaffari, de nome Paulo Zaffari, tinha parentesco próximo com o fundador da Companhia Zaffari (que foram para Porto Alegre de Erval Grande). Já Paulo Zaffari, também de Erval Grande, foi para a região de Vila Maria RS, e dali foram para Passo Fundo, onde fundaram a Comercial Zaffari. O principal nome da empresa sempre foi João Zaffari, mas tanto seu pai Paulo e seu irmão Darcy Zaffari também trabalharam arduamente.