Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Zema (Eletrozema)

          Até a década de 1990 a empresa varejista de eletrodomésticos Eletrozema, fundada por Ricardo Zema, em 1976 em Araxá (MG), não passava de um apanhado de quatro lojinhas, que respondiam por 5% da receita de um grupo (fundado em 1923) formado por concessionárias de veículos e postos de gasolina.
          No início dos anos 1990 o fundador dizia a seu filho que queria fechar o negócio de eletro, com o argumento de que vender um Opala dava muito mais dinheiro que quarenta geladeiras. O filho, Romeu Zema, convenceu o pai a manter o negócio, pois achava que havia um enorme mercado a ser explorado nas pequenas cidades da região.
          As aberturas de lojas foram se sucedendo em unidades que têm, em média, 500 metros quadrados de área, cerca de metade do tamanho das unidades das Casas Bahia e Magazine Luiza.
          A Eletrozema fatura hoje mais de 1 bilhão de reais, com 516 unidades espalhadas por mais de 310 cidades, em seis estados. Pouquíssimas cidades têm mais de 80.000 habitantes. Em algumas, como a minúscula Arapuá, em Minas Gerais, a loja se confunde com o conjunto de casas que abriga os 3.000 moradores.
          Em 28 de outubro de 2018, Romeu Zema se elege governador do Estado de Minas Gerais.
(Fonte: revista Exame - parte)

Nenhum comentário: