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1 de out. de 2011

Verizon

          Em 1997, Ivan Seidenberg, então no comando da Nynex, iniciou uma série de negociações que reuniram cinco grandes operadoras sob a marca Verizon. Primeiro, ele fundiu a Nynex com a vizinha Bell Atlantic. A seguir, fundiu seu setor de telefonia celular com a Vodafone americana (que, por sua vez, surgiu da fusão da AirTouch e da Prime-Co). Por fim, associou-se a Charles Lee (da GTE), arrebatando mais 19 milhões de linhas telefônicas locais e um dos cinco troncos de internet dos Estados Unidos.
          Em maio de 2000, quando as telefônicas americanas Bell Atlantic e GTE se fundiram, passaram a formar a Verizon Communications que combina a palavra "veritas" (verdade ou franqueza, em latim) com a palavra, em inglês, para "horizonte" (horizon).
          A Verizon - com seu domínio sobre tudo, de celulares a catálogos telefônicos - seria a primeira companhia a demonstrar ao mundo que tamanho e alcance descomunais são realmente a chave para o futuro das telecomunicações. 
          A maior companhia telefônica dos Estados Unidos tinha números expressivos: 65 bilhões de dólares em vendas em 2000, 63 milhões de linhas fixas e 28 milhões de usuários de telefonia celular.
          Em junho de 2015, a Verizon adquire alguns ativos de mídia digital da AOL, por US$ 4,4 bilhões, para seu incipiente negócio de mídia digital. Trata-se na realidade do site que agrega notícias e blogs "Huffington Post". O site, que estreou em 2005, foi fundado por Arianna Huffington e Ken Lerer.
           Em julho de 2016, a Verizon anuncia a aquisição, por 4,83 bilhões de dólares em dinheiro, da empresa de internet Yahoo! (vide origem da marca Yahoo! neste blog). Com uma enorme base de dados sobre seus clientes, é possível que a Verizon consiga criar anúncios mais precisos e personalizados no Yahoo.
           Durante alguns meses, a Verizon tentou persuadir o Yahoo! a alterar os termos do acordo para compensar o dano econômico de dois ataques cibernéticos. As empresas avaliaram as consequências financeiras das brechas de segurança que o Yahoo divulgou em 2016. Em 21 de fevereiro de 2017 foi anunciada a efetivação do negócio por US$ 4,48 bilhões, com um desconto de US$ 350 milhões sobre o valor original.
           O acordo irá combinar os recursos de busca, email e de mensagens do Yahoo, bem como ferramentas de tecnologia de publicidade com a unidade AOL da Verizon.
           A Verizon Communications é a operadora de telefonia móvel número 1 dos Estados Unidos.
(Fonte: revista Forbes Brasil - 09.05.2001 / jornal Valor 22.03.2012 / jornal Valor online 19.04.2016 / revista Forbes Brasil (via MSN) 21.02.2017 - partes)

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