Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Móveis Cimo


     O embrião da Móveis Cimo, que teve grande relevância na industrialização do mobiliário no Brasil, surgiu em 1912, quando dois amigos de infância montaram uma loja em São Bento do Sul, Santa Catarina: a Yung e Companhia. Com os lucros desse novo negócio compraram um terreno em Rio Negrinho, a 55 quilômetros de São Bento,  também no norte catarinense, onde montaram uma grande serraria para produzir caixas para laranjas. A serraria foi crescendo, entrou no ramo do mobiliário, mudou várias vezes sua razão social até adotar, por volta de 1932, o nome de Martim Zipperer – Móveis Rio Negrinho – Sociedade Anônima.
     Aproximadamente em 1944, a fábrica Móveis Rio Negrinho junta-se às fábricas Irmãos Maida, Paulo Leopoldo Reu, Shauz & Buchmann, P. Kastrup & Cia, e Raimundo Egg, representantes e lojistas, passando a ser conhecida como Companhia Industrial de veis S.A. Nesta ocasião foi elaborada também a logomarca da nova empresa, que era compreendida de dois círculos concêntricos, um losango centralizado, e as palavras Móveis CIMO Curitiba, sendo que a palavra CIMO representava as iniciais da empresa. Foi o início da trajetória de uma das principais fábricas de móveis do país.
      A decisão de unificar as fábricas, lojas e representantes surgiu da necessidade e dificuldades para continuar mantendo os negócios. Naquela época, quase não eram fabricadas ferragens, vernizes e outros materiais no país, sendo que precisavam ser importados da Europa, acarretando problemas de abastecimento em diversas empresas. A condição de empresa maior e mais forte possibilitaria enfrentar as várias dificuldades mais facilmente.
(Fonte: Marilia Sugai Ogama/Sandra Guadagnin)

Nenhum comentário: