Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Google

          Os jovens Sergey Mikhaylovich Brin, nascido em Moscou, em 1973 e Larry Page (Lawrence Edward Page), nascido em East Lansing, Michigan, EUA, também em 1973, pesquisaram e desenvolveram estudos e criaram, em 1998, uma empresa com a missão de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil. Seus primeiros passos foram dados em um escritório improvisado na garagem de uma casa na cidade de Menlo Park, na Califórnia. Então ainda estudantes da Universidade de Stanford, receberam o primeiro cheque de 100.000 dólares de  um investidor, executivo da Sun.
          Ao definir o nome para a empresa, os dois sócios teriam escolhido o termo googol, mas, por um erro ortográfico (googol e google têm a mesma pronúncia) do encarregado de registrar o nome na internet, que acabou sendo do agrado dos dois fundadores, acabou ficando Google.
          Uma outra versão para a origem do nome é que o fundador da marca, Larry Page, realizou uma sessão de brainstorming na Universidade de Stanford para encontrar um nome para o seu indexador de websites. Uma das sugestões foi “googolplex”. No entanto, o nome Google apareceu depois que um dos alunos que participava da sessão escreveu o nome errado. Felizmente, Larry correu e registrou sua empresa como Google.
          Googol é o número 10 elevado a 100ª potência, ou seja, o dígito 1 seguido de 100 zeros. O termo foi criado pelo matemático Edward Kasler, para nomear um número muito grande mas que não fosse infinito. O matemático, da Universidade de Colúmbia, incumbiu seu sobrinho de oito anos para realizar a tarefa e surgiu então o termo googol.
          Colocando cores sem uma base lógica nas letras o Google quis demonstrar que não respeita regras (no bom sentido).
          Em 2003, o Google já se tornara o site de busca mais rápido e amigável da internet, desbancando portais pioneiros, como o Yahoo!.
          Em 9 de outubro de 2006, o Google anunciou a compra do popular site de vídeos YouTube pelo valor de US$ 1,65 bilhões (R$ 3,58 bilhões). Os fundadores, Chad Hurley e Steve Chen, assim como seus 65 funcionários, passaram a trabalhar para o Google. O site de compartilhamento de vídeo continuaria operando de maneira independente, com seu nome e marca. A aquisição partiu da estratégia do Google de ampliar seu domínio na área de sites dedicados à formação de redes sociais e ao compartilhamento de vídeos, serviço este último que o Google já oferecia, mas era apenas o sétimo maior entre seus concorrentes. Calcula-se que cerca de 34 milhões de americanos se conectavam mensalmente no YouTube, na época, o que daria ao Google uma grande plataforma para a ampliação de seus negócios de venda de espaços publicitários na rede.
          Se havia alguma dúvida sobre as ambições digitais do Google, ela deve ter desaparecido com as notícias do começo de novembro de 2007. O gigante da web surpreendeu mais uma vez: sua entrada no mundo da telefonia móvel não seria com um aparelho, como fez a Apple. Em vez do esperado GPhone, foi anunciado o Android, um sistema operacional aberto e gratuito que nasceu com a pretensão de remodelar a indústria das telecomunicações. À frente de 33 fabricantes de aparelhos e operadoras de celulares, o Google queria ter no mundo das comunicações móveis o mesmo impacto que teve na web: mudar as regras do jogo - nada menos que isso. Embora os telefones móveis sejam cada vez mais parecidos com computadores de bolso, capazes de acessar a internet e rodar programas sofisticados, eles ainda estavam sujeitos a travas e controles. Os fabricantes de aparelhos instalavam somente os programas que mais lhe convinham. O mesmo valia para as operadoras, que atuavam como "porteiros" entre o usuário e a web: direcionavam seus clientes a serviços ou programas próprios ou de seus parceiros. Esse modelo que o Google e seus aliado da Open Handset Alliance, algo como Aliança para Celulares Livres, queriam mudar.
          Em 2012,o Google investiu dinheiro e esforços na criação do headset Google Glass, que nasceu com pretensões futuristas: sob o comando de voz do usuário, os óculos poderiam registrar vídeos ou fazer fotos. O protótipo foi testado por milhares de consumidores, mas foi lançado apenas em sua versão empresarial. Em março de 2023, a empresa encerrou a produção do gadget.
          Em 2013, o Google adquire o aplicativo Waze, criado por três empreendedores israelenses em 2008, por 1 bilhão de dólares. Além de indicar opções de rotas, o aplicativo ajuda a organizar o trânsito nas metrópoles. E as redes de varejo o utilizam para atrair motoristas para as lojas.
          Para quem acha que o trabalho no Google é divertido e glamouroso, um lembrete: é divertido para quem gosta da filosofia "work hard, play hard". Um outro detalhe é no tocante ao trabalho remoto: "Fornecemos as ferramentas no celular e no computador, se a pessoa precisar trabalhar a distância, mas não gostamos nem incentivamos o trabalho remoto", diz Monica Santos, diretora de RH para a América Latina.
          Com 61.800 funcionários, sendo 23.300 da área de pesquisa, o Google tem sede na cidade de Mountain View, na Califórnia e é dona, além do site de vídeos YouTube, do correio eletrônico Gmail. A multinacional americana de serviços online e software hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet. Com receita anual de mais de 100 bilhões de dólares (dados de 2017), o Google se transformou num gigante de tecnologia.
          No Brasil, o Google tem 750 funcionários e sua sede fica na Avenida Faria Lima em São Paulo. Possui também uma equipe que trabalha num prédio de seis andares nas proximidades da Avenida Paulista.
          Sob o comando do engenheiro indiano Sundar Pichai, CEO da empresa, o Google planeja conectar mais pessoas à internet, hoje restrita a menos da metade da população mundial. Mais de 1 bilhão de indivíduos estão pendurados em cada um de sete tentáculos do serviço que surgiu como ferramenta de busca e se multiplicou: o Google.com, o YouTube, o Android, o Gmail, o Chrome, o Mapas e a loja de apps Play Store.
          O Google foi reorganizado como uma holding sob o nome Alphabet.
(Fonte: site significados.com.br / Portal Terra - 10.10.2006 / revista Exame - 21.11.2007 / jornal Valor 26.10.2010 / msn dinheiro 04.12.2014 / revista Época Negócios - agosto 2015/ revista Exame - 02.03.2016 / revista Veja 29.03.2017 / Lovemoney-msn - 03.08.2017 / jornal Valor - 24.09.2018 / Época Negócios - 09.11.2023 - partes)

Nenhum comentário: