Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Tim Hortons

     As lojas da cadeia canadense de cafés Tim Hortons são onipresentes no Canadá, com mais de 3 mil unidades espalhadas por todas as províncias, o dobro do número de restaurantes da rede McDonald's no país. A rede Tim Hortons foi assim denominada em homenagem a um de seus fundadores, Tim Hortons, um dos mais famosos atletas do hóquei no século XX e é tida como um símbolo nacional.
    O hóquei sobre o gelo continua a ser inabalavelmente canadense. É, de longe, o esporte mais jogado no país, tanto profissional quanto amador. A empresa patrocina vários times de hóquei profissional no país.
     Mas não é só a associação com o mais popular esporte canadense que faz da Tim Hortons  (ou Timmy H, o apelido carinhoso que os frequentadores regulares dão à rede) um símbolo nacional. O fato de que uma cadeia de lojas, fundada em 1964, tenha conquistado proeminência na cultura canadense indica a necessidade que as pessoas têm de um senso consolidado de identidade.
     O Canadá é um país jovem, estabelecido constitucionalmente em 1867 e ainda sofrendo as dores de desenvolvimento que a formação de um povo coeso envolve.
     Mas a importância futura de sua presença na comunidade mundial como um país progressista não pode ser subestimada. E o café e os donuts da Tim Hortons provavelmente fazem mais bem que um café da manhã cheio de bacon e ovos.
     Em agosto de 2014, a Tim Hortons é adquirida, por cerca de US$ 12,5 bilhões, pela rede americana Burger King (vide origem da marca Burger King neste blog), cuja fusão criará a terceira maior operadora de fast food do planeta, expandindo o império gerido pela companhia brasileira de investimento 3G Capital.
     Em 21 de fevereiro de 2017, a Restaurant Brand, proprietária do Burger King e Tim Hortons, anunciou a aquisição da Popeyes por US$ 1,8 bilhão. Com isso, o portfólio da empresa ganha um restaurante especializado em frango frito, para juntar aos hambúrgueres do Burger King e aos donuts da rede de cafeterias Tim Hortons.
(Fonte: jornal Folha de S.Paulo - 08.09.2014)

Nenhum comentário: