Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cobra

     A história dos computadores no Brasil é uma história de oportunidades perdidas. Sobreviveram poucas empresas criadas na época da reserva de mercado, que fechou o Brasil a produtos importados e a investimento estrangeiro. Uma delas é a BB Tecnologia e Serviços, do Banco do Brasil, que antes se chamava Computadores Brasileiros (Cobra). Ela sobreviveu justamente por estar ligada a instituição financeira, que, além de bolsos fundos, são grandes consumidores de tecnologia.
     A reserva começou em 1975, durante a crise internacional do petróleo, com exigência de anuência prévia da Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (Capre) para importação de todos os artigos de informática.
     No ano seguinte, o mercado de minissistemas e periféricos foi limitado a empresas nacionais. Em 1979, a Capre foi substituída pela Secretaria especial de Informática (SEI). Dois anos depois, chegaram ao mercado os primeiros microcomputadores produzidos no Brasil, com preços cinco vezes maiores que seus equivalentes internacionais. A primeira Lei de Informática  brasileira, oficializando a reserva, foi promulgada em 1984.
(Fonte: jornal O Estado de S.Paulo - 27.10.2014)

Nenhum comentário: