Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Hemmer

          A Companhia Hemmer Indústria e Comércio, produtora de alimentos em conserva e enlatados, surgiu no início do século XX, mais precisamente no ano de 1915, com a comercialização de chucrute feito em uma pequena indústria caseira. Logo a produção foi ampliada e a empresa passou a oferecer também pepino e salmoura, ambos vendidos a granel. Após a morte do fundador, o imigrante Heinrich Hemmer, a empresa continuou sendo tocada pelos filhos e, em 1946, se tornou Sociedade Anônima, de capital fechado.
          De 2010 a 2012, o portfólio da Hemmer saltou de 100 para 300 itens, com a adição de produtos como azeites e frutas secas. Os mais vendidos são conservas de pepino, mostardas e palmitos.
          Em 2012, comandada por Ericsson Luef, da quinta geração da família de Heinrich Hemmer, a empresa  abriu uma loja virtual e uma física, na Vila Germânica (Blumenau), onde ocorre a Oktoberfest.
          Também em 2012, a Hemmer fechou uma parceria com a divisão de alimentos da Reckitt Benckiser para ser distribuidora exclusiva dos produtos alimentícios da da multinacional britânica no Brasil e Paraguai. Forte na área de limpeza doméstica, com marcas como Vanish e Veja, a Reckitt queria ter distribuição nacional de seus molhos e aumentar gradualmente o portfólio do segmento no país.
          No final de 2016, a Hemmer teve uma ideia pouco usual para uma empresa de alimentos: lançar uma cerveja. E se posicionou no segmento artesanal. Desde 2013, a empresa fazia a distribuição da cerveja Zehn, da cidade de Brusque, que foi interrompida quando do início da produção própria.
          Produz vários rótulos: 1915 - Pilsen em homenagem ao ano de fundação da Hemmer; 100 Anos - Pilsen extra em homenagem aos cem anos da empresa; Blumenau IPA - homenagem à terra natal da empresa; Exa - Weizen (trigo); Angela Witbier e Heinrich Strong Golden ALE - homenagem ao patriarca fundador da Hemmer.
          Em 23 de setembro de 2021, a Kraft Heinz, dona das marcas Heinz e Quero no Brasil, anunciou que entrou em um acordo para adquirir a Hemmer. O anúncio faz parte da estratégia da companhia de aumentar sua presença em mercados emergentes. A conclusão desta transação, porém, está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
(Fonte: jornal Gazeta Mercantil / jornal Valor - 29.12.2012 / IstoÉDinheiro - 23.09.2021 - partes)

Nenhum comentário: