Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Itautec

          A história dos computadores no Brasil é uma história de oportunidades perdidas. Sobreviveram poucas empresas criadas na época da reserva de mercado, que fechou o Brasil a produtos importados e a investimento estrangeiro. Uma delas é a Itautec, do Itaú. Ela sobreviveu justamente por estar ligada a instituição financeira que, além de bolsos fundos, são grandes consumidores de tecnologia.
          A reserva começou em 1975, durante a crise internacional do petróleo, com exigência de anuência prévia da Comissão de Coordenação das Atividades de Processamento Eletrônico (Capre) para importação de todos os artigos de informática.
          No ano seguinte, o mercado de minissistemas e periféricos foi limitado a empresas nacionais. Em 1979, a Capre foi substituída pela Secretaria Especial de Informática (SEI).
          Fundada em 1979, a Itautec foi uma empresa 100% nacional de equipamentos de TI, automação comercial e bancária. Pertence à holding Itaúsa, que tem sob seu guarda-chuva o Itaú Unibanco, a Duratex, a Alpargatas, entre outras.
          Em 1981, chegaram ao mercado os primeiros microcomputadores produzidos no Brasil, com preços cinco vezes maiores que seus equivalentes internacionais. A primeira Lei de Informática brasileira, oficializando a reserva, foi promulgada em 1984.
          A companhia tinha subsidiárias em cinco países, chegando a possuir a décima maior base instalada de caixas eletrônicos do mundo. Chegou a ter o controle da marca Philco - que já foi da Ford - em território nacional, de 1994 a 2005. Comprada pela Itautec em 1994, que a utilizou sob a bandeira Itautec-Philco, até que acabou vendendo a empresa para a Gradiente em 2005.
          Em 2013, a Itautec vende a divisão de automação bancária para a japonesa Oki. A Itautec possui participação de 10,31% no capital da Oki Brasil Indústria e Comércio de Produtos e Tecnologia de Automação S.A. (Oki Brasil). Essa participação remanescente será vendida em janeiro de 2020 por meio do exercício de put option contra a Oki Electric Industry Co. Ltd. (controladora da Oki Brasil).
          Por decisão de sua administração, a Itautec deixou de atuar nos segmentos em que originalmente participava. Em 2014, a Companhia encerrou a produção de computadores, tendo ao longo de 2015 vendido a totalidade dos produtos que possuía em estoque.
          A atividade de fabricação e comercialização de equipamentos de automação bancária e comercial e a prestação de serviços é hoje desenvolvida pela Oki Brasil. A atuação da Companhia no segmento de Tecnologia da Informação visa basicamente o cumprimento integral dos contratos anteriormente assinados.
          A Itautec está em processo contínuo de descontinuidade de suas atividades para o fechamento da empresa.
(Fonte: jornal O Estado de S.Paulo - 27.10.2014 / msn (desafio mundial) - 28.09.2018 / Informativo Itaúsa - 3º trimestre 2018 - partes)

Nenhum comentário: