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5 de out. de 2011

Marisol

          A Marisol foi fundada em 1964 por Pedro Donini, que mais tarde recebeu o irmão Vicente Donini como sócio, para fabricar chapéus de praia - daí a marca, juntando as palavras mar e sol. Em 1968, com a incorporação de uma pequena malharia, a empresa se consolidou como uma indústria têxtil.
          A moda infantil também faz parte do portfólio de marcas da empresa catarinense. No início da década de 2000 os irmãos Donini conseguiram impor ritmo mais forte nesse setor. A figura de um coala cor-de-rosa é um dos mais valiosos bens da Marisol. Desenhada em 1991 por uma das filhas de Pedro, a personagem foi batizada com um nome tão sonoro quanto esquisito, Lilica Ripilica, e se transformou no carro chefe da empresa.
          Os resultados obtidos com a grife infantil de roupas femininas abriram caminho para novos negócios. Um deles é a correspondente masculina batizada Tigor T. Tigre. O forte apelo dessas marcas fez com que a Marisol retomasse as operações no varejo, no início dos anos 2000. Dessa vez, o grupo, que nos anos 1980 chegou a ter uma rede de 65 lojas que vendiam malhas a quilo, optou pelo modelo de franquia, já que o alvo dessa vez seriam os consumidores de maior poder aquisitivo.
          As duas primeiras franquias e uma loja própria Lilica e Tigor foram instaladas em shoppings de Porto Alegre, escolhida como mercado teste. Outras franquias foram abertas no interior do Rio Grande do Sul. A primeira loja em Santa Catarina foi inaugurada em outubro de 2001, em Blumenau.
          Em maio de 2006, então como uma das maiores fabricantes têxteis do Brasil e líder no mercado de roupas infantis, a Marisol decidiu entrar no varejo de roupas. Dona das marcas Rosa Chá, comprada em 2006 do estilista Almir Slama - que depois deixou a empresa, Lilica & Ripilica, Pakalolo e Mineral, a empresa inaugurou a rede One Store. Para concorrer com grandes redes como C&A e Riachuelo, a Marisol também abriu uma financeira, a Santinvest, para emitir cartões de crédito da One Store e cuidar das operações de crediário.
          Em meados de 2008 a Marisol teria manifestado interesse e estudado a aquisição da Le Lis Blanc, marca paulista de roupas femininas de alto padrão. Se realmente houve conversa a respeito, elas não prosperaram.
          Em 2012, sem acertar a mão em uma única coleção, vendeu a Rosa Chá para a Restoque, dona das lojas Le Lis Blanc. A ciclotimia é um dos problemas do setor. Uma ou duas coleções que não caiam no gosto dos clientes e encalhem nas prateleiras podem colocar o negócio em risco. 
(Fonte:  revista Exame - 07.03.2001 / revista Forbes Brasil - 07.11.2001 / Exame - 10.05.2006 / 15.08.2007 / 22.01.2014 - partes)

Um comentário:

Unknown disse...

Para quem tem mais idade sabe bem que a empresa Mar e sol foi fundada por três senhores dos quais foram esquecidos.Nos alicerces da origem tive oportunidade de ler mais dois nomes de sócios fundadores.O senhor Pedro Donini foi o fundador da mar e sol logo após denominada Marisol.