Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Kepler Weber

           Em 1925 os irmãos Otto Kepler e Adolfo Kepler Jr abrem uma pequena ferraria. Em 1963 a empresa se torna uma sociedade anônima e opera sob o nome de Kepler Weber S.A.
           Uma nova fábrica é inaugurada em 1975, em Panambi (RS), com 55.000 metros quadrados de área construída, e em 1996 a empresa teve seu controle adquirido por grandes players, tais como BB Banco de Investimentos S.A., Previ - Fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil e Serpros.
          Em 2004, sob o comando do presidente Othon D'Eça Cals de Abreu, é inaugurada nova fábrica em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, com 33.000 metros quadrados de área construída, dobrando a capacidade de produção do Grupo Kepler Weber.
           Uma importante reestruturação de capital é conduzida em 2007, com a entrada de novos acionistas. Previ e BB Investimentos tornam-se os maiores acionistas, controlando 35% da empresa. O free float, antes de 4%, vai para 65%.
          O produtos da Kepler, que se solidifica como empresa de equipamentos para armazenagem e pós colheita de grãos, abrangem soluções de armazenamento, processamento e transporte de grãos que envolvem a construção de silos, secadores de grãos, máquinas de limpeza e pré-limpeza e transportadores de grãos. No segmento de armazenagem especial, a companhia desenvolve sistemas de transporte e armazenamento em docas e cervejarias, abrangendo a produção de transportadores industriais, sistema de coleta de poeira, válvulas de conexões e acessórios para sistemas de duto, estruturas metálicas e elevador de caçamba.
           Além da forte presença em território nacional, acompanhando a contínua evolução da produção de grãos como milho, soja, trigo e arroz, a Kepler Weber atua também no exterior, em países como Cuba, Venezuela, Uruguai, Angola, Egito, Turquia e Síria.
          Em 9 de fevereiro de 2017, o Banco do Brasil e o fundo de pensão Previ assinaram acordo para venda da fatia conjunta de 35% da Kepler Weber para a norte-americana AGCO. A AGCO, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, dona da marca Massey Ferguson, afirmou que pretende lançar uma oferta pública de ações para adquirir os demais papéis da Kepler com o objetivo de encaminhar o cancelamento de registro de companhia aberta. O valor da oferta foi de US$ 185 milhões.
          Em janeiro de 2020, a Previ, acionista histórica, se afastou do capital da empresa depois de mais de duas décadas. A gestora Tarpon se destacou entre os investidores. O fundo ampliou a aposta ao longo do ano de 2021 e foi o principal comprador da fatia de 17,5% que era da Previ.
          Hoje, os principais acionistas de Kepler Weber são a Tarpon Gestora de Recursos e a Trígono Capital.
          Em 7 de março de 2023, a Kepler Weber concluiu o processo de compra de 50% mais uma ação da Procer Automação. A Procer é o principal player no Brasil com foco específico em tecnologias para desenvolver equipamentos que permitem a automação, controle e monitoramento remoto de plantas de armazenagem. Fundada em Criciúma, Santa Catarina, em 2011, e líder de mercado, a empresa é pioneira em utilizar sensores digitais no gerenciamento de armazenagem de grãos e oferece equipamentos que permitem a automação de silos. Com uma equipe de aproximadamente 150 colaboradores, atende todo o mercado nacional e diversos países na América do Sul.
          Em fins de julho de 2023, a Kepler Weber abriu seu oitavo centro de distribuição em Sorriso, no Mato Grosso.
(Fonte: revista Exame - 16.03.2005 / material de apresentação - reunião Apimec - 2011 / revista Amanhã - 10.02.2017 / jornal Valor - 14.06.2017 / Studio Agro - 27.01.2020 / Valor - 08.03.2023 - Abrasca - 13.03.2023 / Valor - 26.07.2023 - partes)

Nenhum comentário: