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6 de out. de 2011

Hotel The Pierre

     O hotel The Pierre tem uma história fantástica. O fundador Charles Pierre começou trabalhando em restaurantes famosos até conseguir abrir o próprio restaurante em Nova York. Chamava atenção a capacidade de Monsieur Pierre ter os clientes mais poderosos do mundo. Grandes fortunas como as famílias J.P. Morgan e Vanderbilt.
     Em certo momento, insatisfeito com a perda de sofisticação do público, resolveu fechar o restaurante e abrir um hotel. Como tinha muitos amigos com bolso cheio não teve exatamente problemas para financiar a empreitada. Foram gastos US$ 15 milhões (o equivalente a US$ 210 milhões hoje) para construir o hotel The Pierre, inaugurado em 1930. O timing não poderia ser pior: começou a operar no meio da grande recessão americana. Em 1933, o hotel quebrou e foi vendido pelo preço de banana de US$ 2,5 milhões (US$ 42 milhões hoje) para J. Paul Getty. Mas a tradição de receber o público endinheirado e com visibilidade continuou. Depois de várias transações, o hotel finalmente parou na mão do grupo indiano Tata.
     Extremamente bem localizado, em frente ao Central Park, na Quinta com 61, o The Pierre é hoje um misto de hotel que vende diárias, um hotel de longa estadia e unidades residenciais - vários dos quartos originais viraram unidades residenciais com donos individuais.
     É interessante notar o montante de riqueza que foi criado com o empreendimento. Os US$ 210 milhões usados para construir o hotel se comparam aos US$ 95 milhões pedidos hoje por apenas UMA unidade tríplex. Imagine a valorização do prédio inteiro. Uma notícia que virou manchete é que a unidade do 39º andar do The Pierre foi alugada por um mês por US$ 500.000 a algum magnata de país não divulgado. Pretensamente o maior aluguel do mundo. Para receber convidados, o mesmo cliente resolveu alugar também uma unidade menor, pelo valor de US$ 150.000. O aluguel por metro quadrado ficou em “parcos” US$ 1.233 por um mês. Cada quadradinho de um metro custou mais de US$ 1 mil por um mês. Com tais valores seria possível comprar um imóvel do mesmo tamanho no Brasil.
     Certamente a localização ajuda para se obter esse desempenho, mas a atenção aos serviços e a história de clientes também contam. Muitas vezes o “quem” importa tanto ou mais do que o “onde” e o “como”.
Assim, uma história de clientes importantes que começa em 1930 até hoje hospeda pessoas com alta visibilidade no mundo dos negócios e entretenimento.
(Fonte: Cartas da Iguatemi (Empiricus) - 30.12.2014 - Marcio Fenelon)

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