Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Ikesaki

     Maior rede de cosméticos da cidade de São Paulo, com lojas de 2000 metros quadrados em sete endereços, a Ikesaki foi fundada em 1964. Tudo começou em 1932, quando Hirofumi Ikesaki, ainda criança, deixou o Japão com a família. Após passar 12 anos trabalhando na lavoura em Bastos, interior de São Paulo, ele mudou-se para a capital, onde arranjou emprego em uma tinturaria. Acabou virando dono do negócio nos anos 1950.
     No fim daquela década, a proliferação de tecidos sintéticos, que exigiam menos serviços de lavanderia, desencadeou uma crise no setor. Para não falir, o empresário passou a fornecer artigos a salões de beleza e, em 1964, criou sua marca. Considerada a primeira do ramo na capital, a loja na rua Galvão Bueno, na Liberdade, está no mesmo local até hoje. Dispondo de marcas como Vinolia, Bozzano, Wella, Risqué, Max Factor, entre outras, já naquela época consultoras ajudavam as clientes na escolha. Embora tenha delegado aos cinco filhos a administração da rede, Ikesaki, nascido em 1924, continua participando do negócio.
     Em 2012, recebeu na Câmara, a Medalha Anchieta pelos serviços prestados de divulgação da cultura japonesa à sociedade brasileira. 
(Fonte: revista Veja São Paulo - 05.12.2014)

Nenhum comentário: