Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Empiricus

          A Empiricus Research, empresa brasileira de consultoria e análises financeiras, foi fundada em 4 de novembro de 2009 por Caio Mesquita, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden e logo se incorporaram outros sócios, entre eles, Marcos Elias. Os trabalhos começaram numa casa emprestada, meio abandonada, na rua Sarita Cyrillo, 41, em escrivaninhas barganhadas na rua Teodoro Sampaio. Tinha, portanto, alguns problemas estruturais, como foi percebido logo depois, após uma inundação provocada por um daqueles torós de fim de tarde, comuns nos verões paulistanos.
          Rodolfo Amstalden e Felipe Miranda faziam o mestrado na FGV, em São Paulo. A ideia central era seguir carreira acadêmica. Mas durante os estudos começou a mudar. Nas aulas de Finanças Corporativas, com o professor Sheng (Chinês), a ideia aparentemente maluca de abrir uma empresa de pesquisa independente começou a tomar corpo.
          O nome é em homenagem à Empirica, empresa de Nassin Taleb, professor de Risk Engineering da New York Polytechnic School of Engineering, trader de derivativos de muito sucesso, gestor de investimentos e conselheiro do FMI. Muito admirado pela equipe da Empiricus como um grande filósofo de finanças, Taleb é autor do livro The Black Swan (o cisne negro, numa tradução livre). Mais diretamente, o nome da Empiricus é uma homenagem ao filósofo grego Sextus Empiricus, o pensador grego, um dos pais da escola cética.
          A empresa foi estruturada como uma empresa de research, e tem como objetivo último (e foi também o objetivo primeiro), produzir conteúdo independente para toda a vida. Os profissionais reiteram que não se tornaram analistas para um dia virarem gestores, banqueiros ou donos de corretora. Afirmam que "nada contra os demais ofícios financistas", mas a vocação da equipe será sempre a de estudar imparcialmente as melhores oportunidade de investimento, que se traduzam em recomendações lucrativas.
          Em 2013, a Empiricus teria passado por uma situação pré-falimentar. A meta semestral de André Kiss, à época diretor comercial, era vender 20 mil reais em aparelhos de escritório. Telefone, televisão, geladeira… foi tudo. A dedicação ao negócio era total. Acertava bastante as indicações de investimento e mesmo assim a empresa não se sustentava. Numa daquelas sortes inacreditáveis da vida, segundo o CEO Felipe Miranda, a empresa foi procurada pela americana Ágora, Inc., a maior publicadora de newsletters financeiras do mundo. Já estavam em 20 países e queriam entrar no Brasil. A Ágora passou a ser sócia. A Empiricus encerrou 2014 já com 30 mil assinantes. Multiplicou por dez num único ano, porque implementou o modelo, copiando à risca, com disciplina, o padrão americano.
          Depois de mudar várias vezes de casa, incluindo um modesto escritório de cem metros quadrados na Rua Iguatemi, a empresa fincou território na rua Joaquim Floriano, no bairro paulistano Itaim Bibi. Nada mal. Se começaram de maneira singela em uma garagem na Sarita Cyrillo, hoje fazem parte de um cartão postal, o Pátio Malzoni. Foi em 2017, que a Empiricus fincou bandeira no coração do mercado financeiro brasileiro, a Avenida Faria Lima, o endereço definitivo.
          Gente do calibre de Alan Greenspan, Fernando Henrique Cardoso, Marc Feber, Joaquim Barbosa, Alexandre Schwartsman, Eduardo Giannetti, entre outros, são colocados frente a frente com os leitores.
          Em agosto de 2017, Marcos Elias, que teria sido sócio da Empiricus em seu embrião, processa a empresa. Elias diz ter sido pressionado a sair da sociedade em 2012, pouco antes de a Empiricus receber o investimento da empresa americana de informações financeiras Ágora. Segundo ele, os demais sócios da Empiricus já haviam fechado contrato com a Ágora no momento de sua saída, mas esconderam o fato.
          A Empiricus está sentindo na pele as dificuldades de se fazer previsões no mercado brasileiro. Pouco depois de meados de 2010, a empresa de pesquisa já flertava com os 85.000 pontos que a bolsa poderia buscar no final do ano, postando o assunto no YouTube. Oito anos depois, quase meados de 2018, o mercado até atingiu esse índice, mas continuou patinando ao seu redor. No início de 2019, o índice chegou a flertar com os 100 mil pontos, mas não atingiu a marca. Meses depois, sim, ultrapassou os 100 mil pontos.
          O grupo de publicações está reunido dentro de uma holding denominada Acta. Além da Empiricus, ainda de longe a maior em número de assinantes e faturamento, estão dentro da Acta a Inversa Publicações (a partir de março de 2022, passou a se chamar Inv), a Mare Clausum (com o site O Antagonista e a revista Crusoé) e, por fim, a Jolivi, dedicada a conteúdos de saúde natural.
          Em 2018, a Empiricus cria a Vitreo Gestão, cujo nome foi escolhido para mostrar transparência, em busca de revolucionar a indústria financeira.
          No início de outubro de 2020 é criada a Universa, holding que combina as participações dos sócios da Empiricus e da Vitreo. A fintech Vitreo é uma parceria da Empiricus com Jorge Paulo Lemann da 3G Capital.
          Em 9 de novembro de 2020, a Empiricus confirma a aquisição da fintech Real Valor. O objetivo principal é oferecer aos assinantes uma solução importante para consolidação, monitoramento e análise de suas carteiras de investimento, uma demanda antiga deles mesmos. Gabriel Farias e Eduardo Belotti, são os fundadores da fintech. A integração do Real Valor ao App da Empiricus inicia-se imediatamente. Em paralelo, o Real Valor segue também como um aplicativo independente.
          A Empiricus fecha o ano de 2020 se despedindo do sócio de 2013, The Agora Companies. "Foram oito anos de uma parceria que colheu frutos inimagináveis quando da sua concepção", diz a Empiricus. Ao implementar por aqui o modelo de negócios do líder mundial em publicações financeiras (4 milhões de assinantes pagantes somente nos EUA), a Empiricus criou uma indústria e impactou a maneira com que centenas de milhares de brasileiros investem.
          A Empiricus conta hoje com 100 colaboradores diretos e um exército de analistas credenciados, formando um total de 350 profissionais. Em dezembro de 2021, a Empiricus alcançou a marca de 440 mil assinantes únicos ativos, que pagam para receber sua pesquisa em investimentos, feita por uma equipe de 32 pessoas.
          Em 31 de maio de 2021, o banco BTG Pactual comprou o Grupo Universa, holding que reúne Empiricus, Vitreo, Seu Dinheiro, Money Times e Real Valor. "A operação mantém total independência editorial, de precificação e de lançamento de produtos, na Empiricus e na Vitreo, preservando um modelo independente e sem conflito de interesses. No momento do negócio, a Empiricus, conta com 425 mil assinantes, e a Vitreo, com 115 mil clientes ativos. As operações continuarão integralmente separadas. Isso está registrado em contrato formalmente e em conversas olhos nos olhos", segundo Felipe Miranda da Empiricus.
          Em setembro de 2022, a Vitreo passa a se chamar Empiricus Investimentos. O grupo Empiricus é uma marca que inclui Empiricus Research (Empiricus Research Publicações S.A.), Empiricus Investimentos (Vitreo Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) e Empiricus Gestão (Vitreo Gestão de Recursos Ltda.), empresas com funções de análise e consultoria; corretagem; e gestão, respectivamente.
          Dois anos e meio depois de ser vendido para o BTG Pactual, o Grupo Empiricus passa por uma reestruturação. A plataforma Empiricus Investimentos, ex-Vitreo, é extinta a partir de 9 de dezembro de 2023, depois de três meses integrando o aplicativo do BTG, convivendo com a marca do banco. Felipe Miranda, sócio-fundador do grupo que ocupava o cargo de CEO da corretora, passa a ser estrategista-chefe da divisão de análise, com a qual a Empiricus começou em 2009. A volta às origens, segundo Miranda, não é um enfraquecimento do grupo dentro do BTG, e sim o fortalecimento da Empiricus Research. “O foco agora é primeiro fazer os clientes da Empiricus ganharem dinheiro. O segundo é o research [área de análise de investimentos] servir a todo o BTG Digital."
(Fonte: relatórios Empiricus Research / revista Capital Aberto - setembro 2010 / revista Exame - 30.08.2017 / Empiricus Day One - 09.11.2020 / Empiricus 24/7 - 09.01.2021 / Day One - 31.05.2021 / e-mail - 29.04.2023 -  partes)

Nenhum comentário: