Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Coamo

          O ciclo da madeira estava chegando ao fim na região de Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, quando o engenheiro agrônomo recém-formado, José Aroldo Gallassini, chegou ao município. Era maio de 1968. Ele era funcionário da extinta Acarpa (hoje Emater) e foi enviado a Campo Mourão com a missão de levantar a realidade rural da região.
          Como funcionário da Acarpa, Gallassini sabia que a formação de uma cooperativa era fundamental para o desenvolvimento da agricultura regional. Foram identificadas as lideranças do setor e iniciou-se uma série de reuniões e encontros para debater o assunto. E assim, em 28 de novembro de 1970, nasceu a Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda, cuja sigla Coamo foi sugerida pelo cooperado e posteriormente vice-presidente, Gelindo Stefanuto.
          Fioravante João Ferri, um madeireiro que tinha conhecimento de uma cooperativa de madeiras no Rio Grande do Sul, foi escolhido como presidente da Coamo devido ao prestígio na comunidade e intocável idoneidade. Ele aceitou o desafio, com a condição de que Gallassini fosse o seu gerente geral.
          A Coamo, além do óleo de soja homônimo, que chega aos supermercados, produz também margarina, creme vegetal (marca Primê), gordura vegetal, farinha de trigo, mistura para bolo e pão, farinha de trigo (marca Anniela), Café Coamo, Café Sollus, Café Dualis, entre outros produtos.
          Hoje a maior cooperativa agrícola da América Latina, a Coamo, embalada pela boa safra de grãos em 2019/2020, teve uma receita de aproximadamente R$ 17,8 bilhões em 2020. A cooperativa possui mais de 27 mil associados, distribuídos por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
          Em meados de 2021, a Coamo, que já tinha terrenos comprados na região há pelo menos seis anos, estava na fase de estudos ambientais para a criação de um novo porto em Itapoá, no Norte de Santa Catarina, próximo, inclusive, do porto privado já existente, que está entre os maiores terminais de contêineres do País.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor 11.02.2015 / 03.09.2020 / rótulo do óleo de soja / RN - 21.07.2021 - partes)

Nenhum comentário: