Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Kraft Foods

           A Kraft Foods Inc. foi fundada em 1903. Nesse ano, o canadense James Lewis Kraft começou a vender queijo no mercado por atacado na cidade de Chicago. Em 1914, a J.L.Kraft Bros & Co. inaugurou sua primeira fábrica de queijo na cidade de Stockton, estado de Illinois. No ano seguinte a empresa começou a fabricar queijo em lata. Em 1919 a J.L.Kraft se tornou a primeira produtora de queijo a colocar anúncios comerciais em revistas e no ano de 1924 a empresa abriu seu primeiro escritório de vendas europeu, em Londres.
          Em 1928, adquiriu a Phenix Cheese Corporation, produtora do famoso Philadelphia Brand Cream Cheese (criado em 1880).
          No ano de 1933, em uma feira na cidade de Chicago, a Kraft lançou o molho para saladas Miracle Whip. Em 1937 a marca Kraft Macaroni and Cheese Dinner foi introduzida no mercado com o slogan “Make a meal for 4 in minutes”. O arroz Minute Rice, criado em 1946, passa a ser distribuído nacionalmente três anos depois. O Kraft Deluxe, queijo em fatia, foi introduzido no mercado americano em 1950. Dois anos depois foi introduzido o queijo pasteurizado Cheez Whiz. O mercado canadense passou a receber a Kraft Peanut Butter em 1960. No ano de 1983 chega ao mercado o Light N’Lively Lowfat Yogurt, primeiro yogurt do mercado americano a ser vendido em embalagens de 6 unidades (six-pack). Em 1986 o Ketchup da Kraft foi introduzido na Itália com o nome de Mato Mato.
          Em 1988, a Kraft Foods é comprada pela Philip Morris (renomeada para Altria em 2003) por 12,9 bilhões de dólares. Como em 1985, a Philip Morris tinha adquirido a General Foods, esta última torna-se, em 1989, uma divisão da Kraft Foods que passa a se chamar Kraft General Foods. Um ano depois, a General Foods foi totalmente dissolvida dentro das divisões da Kraft.
          Com a aquisição pela Philip Morris, da Nabisco, em julho de 2000, esta funde-se à  Kraft Foods Inc. que se torna a segunda maior empresa de alimentos do mundo (perdendo somente para a Nestlé). As principais marcas da Nabisco, que hoje fazem parte do portfólio Mondelez International (vide terceiro parágrafo adiante) são: biscoitos Trakinas, Club Social, Chocooky, Bon Gouter e as sobremesas Royal.
          Em junho de 2006, a executiva Irene Rosenfeld assume o comando da companhia. Sua missão era realizar mudanças profundas nas operações da companhia. O processo incluía marcas que somavam 5% do faturamento anual de 34 bilhões de dólares, o corte de 14.000 empregos e o fechamento de 40 fábricas.
          Em fevereiro de 2010, a empresa adquire mundialmente a britânica Cadbury, líder mundial em confeitos e também responsável pela fabricação dos chocolates Dairy Milk. No Brasil, passam a integrar o portfólio da empresa marcas famosas como Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo. Em janeiro de 2011, a a sede da empresa passou para São Paulo, onde já se encontravam os funcionários da Cadbury.
          Sob a presidência do paulistano Marcos Grasso, vindo da Cadbury, vinte e cinco novos produtos foram lançados em 2010. Um exemplo é o biscoito Belvita, lançado em outubro.
          A Kraft Foods, promoveu, em 2012, uma cisão que a dividiu em duas empresas. A nova empresa, Mondelez (vide origem da marca Mondelez neste blog), ficou com marcas célebres como Oreo, Lacta (vide origem das marcas Oreo e Lacta neste blog), Trident e Club Social.
          A Kraft, divisão remanescente da cisão, passou a operar um negócio de quase US$ 20 bilhões de marcas tradicionais nos EUA, com um portfólio de 27 marcas como os queijos Kraft e Velveeta, o café Maxwell House, os frios Oscar Mayer, a gelatina Jell-O e o suco em pó Kool-aid (Ki-Suco).
          No Brasil, praticamente todos os produtos aqui fabricados estavam na divisão que passaram a integrar a Mondelez. Guloseimas como chocolate, biscoitos, balas e chicletes estão no portfólio. No país, a principal marca é a dos chocolates Lacta. Em 2011 o Brasil passou a deter a maior fábrica de chocolates da Kraft (agora Mondelez) do mundo, sediada em Curitiba, que nos últimos anos recebeu fortes investimentos. Foram incorporadas à divisão de guloseimas as marcas de suco Tang e de gelatinas e fermentos Royal. Das duas marcas, só a Royal é brasileira e foi absorvida pela Mondelez no Brasil. A marca Tang é global e a matriz decidiu deixá-la dentro da Mondelez.
          Em março de 2015, o grupo brasileiro 3G Capital, dono da Heinz, compra a Kraft Foods (a parte cindida em 2012 que permaneceu com este nome), formando a Kraft Heinz. A Kraft, dentre outras marcas, é dona do cream cheese Philadelphia nos Estados Unidos e Canadá.
          Em meados de 2017, a Kraft, através da Heinz, relança o suco de fruta concentrado Ki-Suco, inicialmente com produção terceirizada. A Kerry do Brasil produz, em Três Corações (MG), a Liotécnica Tecnologia de Alimentos envasa, em Embu das Artes (SP) e a Heinz distribui.
(Fonte: revista Exame - 30.08.2006 / 23.02.2011 / jornal Valor - 22.03.2012 / / Wikipedia / site da empresa / rede k@w -17.09.2014 / aletp.com- partes)

Nenhum comentário: