Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Papaiz

     Mais conhecida por fabricar cadeados e fechaduras residenciais e para móveis, a Papaiz foi fundada pelo imigrante italiano Luigi Papaiz, nascido em 1925. Luigi desembarcou no porto de Santos com algumas economias e uma máquina de fazer cadeados, em 1952. Deixava para trás uma Itália ainda não refeita dos estragos provocados pela Segunda Guerra Mundial, para começar no Brasil praticamente do nada, vivendo no galpão onde instalou a pequena fábrica e fazendo entregas numa lambreta.
     O grupo Papaiz possuía ainda outras duas empresas: a Udinese, que produz peças para esquadrias de portas e janelas e a Cicap, empresa de locação de galpões. Hoje, o grupo é capitaneado pelos Sandra e Paolo Papaiz, filhos de Luigi e o cunhado Ricardo de Mello Franco. Eles se revesam na direção das três empresas.
     Sandra, o irmão e a irmã, moraram durante muitos anos em cima da fábrica da empresa localizada na Vila Prudente, Zona Leste da cidade de São Paulo. Em 1998, a fábrica foi transferida para Salvador, na Bahia.  A Udinese está localizada em Diadema, na grande São Paulo, assim como os galpões para locação.
     Em dezembro de 2015, a Papaiz vende as operações de fabricação de cadeados, fechaduras residencias e para móveis e a Udinese, fabricante de peças para esquadrias de portas e janelas, para a multinacional sueca Assa Abloy. A Papaiz concentrará seus negócios na Cicap, sua empresa de locação de galpões, e planeja administrar centros logísticos. A Assa Abloy passa a ser sua inquilina nas unidades de Diadema e Salvador cujas dependências não foram incluídas na venda.
(Fonte: jornal Valor online - 03.02.2015/Valor online - 30.12.2015)



Nenhum comentário: