Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Bardella

          Antonio Bardella inaugura, em 1911, no bairro da Barra Funda em São Paulo, a Officinas Bardella, uma pequena oficina de reparos e produção de elementos de transmissão para as primeiras fábricas na cidade. Em 1916, instala sua primeira fundição e em 1927 constrói para uso próprio a primeira ponte rolante no Brasil, aplicando sua própria tecnologia.
          Em 1942, quando a empresa é transformada em sociedade por ações, a denominação passa a ser Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. No novo conjunto industrial em Guarulhos (SP) a empresa  passa a operar em 1970 e três anos depois constrói sua fábrica em Sorocaba.
          A Bardella projetou e produziu, para a Usina Hidroelétrica de Itaipu, em 1980, as maiores pontes rolantes do mundo com capacidade de mil toneladas. Em meados da década, fornece equipamentos para as Usinas Nucleares Angra I e II.
          Em 2003 a empresa inicia a fabricação de equipamentos para Óleo & Gás e em 2009 a Bardella assina contrato para fornecimento de hidromecânicos para as hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no estado de Rondônia.
          No final de julho de 2019, a Bardella ajuizou um pedido de recuperação judicial, depois de registrar prejuízo anual por três anos consecutivos e acumular débitos de R$ 387 milhões.
          Claudio Bardella,  presidente do conselho de administração da S.A. morreu em 3 de novembro de 2023, aos 85 anos. O empresário foi um dos fundadores e conselheiro do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi)
(Fonte: site da empresa / Valor 06.11.2023 - partes)

Nenhum comentário: