Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Havan

          No início da década de 1990, Luciano Hang, e o amigo Vanderlei formaram uma sociedade que dava o ponto de partida para a abertura da empresa. O embrião teria sido uma pequena loja de 45 metros quadrados localizada em Brusque, Santa Catarina, em 1986. Da junção dos nomes Hang e Vanderlei, o sócio, nasceu a marca Havan. Em 1989 a loja ficou pequena exigindo a inauguração de uma nova sede.
          Nos anos 1990, Hang vislumbrou um novo potencial de mercado com a abertura das fronteiras para produtos estrangeiros. Passou a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado. Em 1994 a Havan que conhecemos tomou forma. Foi inaugurada "A Casa Branca Brasileira", como foi chamada. Uma estátua da liberdade em frente às lojas é sua marca visual. Nesse momento ela se tornou destaque no varejo regional, começando o processo de abertura de filiais. 
          Em 1999, Luciano Hang percebeu os rumos da economia com a desvalorização cambial e definiu uma nova vocação para a Havan, que a partir de então ingressava no segmento de lojas de departamentos.
          Em 2008, a Havan assumiu a restauração do antigo Castelinho da Moellmann, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina e que encontrava-se em estado de abandono. Com um investimento expressivo e sua visão mercadológica, Luciano Hang implementou a primeira loja temática da rede, aliando o passado e o futuro.
          Em 2010, ousa novamente, com a inauguração de uma megaloja em Barra Velha – a Parada Havan. Hoje o Grupo Havan, com forte presença em pesquisas de Top of Mind, liderado por Luciano, contempla além das lojas outros empreendimentos no Sul do Brasil, nos segmentos de geração de energia elétrica, postos de combustível, factoring, hotelaria, entre outros.
          Mas, o impulso mais visível é na abertura de lojas, que agora já estão espalhadas de norte a sul, ou melhor, de sul a norte, considerando ser a matriz em Santa Catarina. Com 149 lojas, já está presente nos estados de SC, RS, PR, SP, RJ, ES, MG, PE, BA, MS, MT, GO, DF, TO, PA, AC e RO e chega a cidades como Lages, na Serra Catarinense, Barra do Garças, extremo leste do Mato Grosso e Vilhena, no extremo leste de Rondônia. Sãi 121 municípios em que está presente, em todas as regiões do país.Com mais de 100 mil produtos em suas gôndolas, cerca de 1 milhão de clientes passam pelas lojas diariamente.
          A empresa possui seu centro de distribuição em Barra Velha, Santa Catarina. Cabe ressaltar que esse centro está entre os mais modernos do país.
          Os três filhos de Hang, cursando administração, economia e educação física, já estão começando a ter contato com o dia a dia da empresa.
          Em 2019 a Havan registrou um faturamento superior a 10 bilhões de reais. A empresa possui rede de 4,2 milhões de cartões de bandeira própria. Ela comercializa seguros, consórcios de administração próprios e, inclusive, pacotes de viagens.
(Fonte: site da empresa / programa Sílvio Santos - 17.06.2018 / GuiaInvest - 31.08.2020 - partes)

Nenhum comentário: