Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Leite Moça

          Em 1866, duas importantes empresas nasciam na Suíça. A Société Nestlé, de Henri Nestlé, para produzir a Farinha Láctea, sua criação, e a Anglo-Swiss Condensed Milk Co., dos irmãos americanos George e Charles Page, para produzir leite condensado. A condensação do leite, pesquisada e obtida nessa ocasião, tinha como propósito conservar o leite in natura para possibilitar seu longo transporte. Afinal, com o crescimento das cidades e o afastamento progressivo dos habitantes das áreas rurais, as distâncias cresciam cada vez mais. Chegando ao consumidor, o leite condensado bebia-se diluído em água.
          O produto começou a ser comercializado no Brasil em 1890, com o nome de Milkmaid.
          O início das atividades da Nestlé and Anglo-Swiss Condensed Milk Co. no Brasil deu-se em 1921, com a inauguração de sua primeira fábrica em Araras (SP). Inicialmente para produzir leite condensado, cujo rótulo estampava a tradicional jovem camponesa suíça, carregando um balde de leite. “La Laitière”, como era chamada, passou a ser identificada, no Brasil, como “a Moça”, e o leite condensado, como o “Leite da Moça".
          Em 1937, com a consagração da “Moça” pelos consumidores para identificar o leite condensado da Nestlé and Anglo-Swiss, esta passou, com o decorrer dos anos, a ser sua designação oficial no mercado brasileiro, e a marca começou a ser estampada em rótulo.
          Como curiosidade, em 1946, o brigadeiro, nosso tradicional docinho, constituiu-se em um marco importante do uso do Leite Moça em nossa culinária. Conta-se que, em 1945, as eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência da República, criaram o doce, misturando Leite Moça com chocolate em pó, a fim de arrecadar fundos para sua campanha. O Brigadeiro perdeu a eleição, mas o outro brigadeiro, o de Leite Moça, foi tornando-se, com os anos, um dos docinhos preferidos de crianças e adultos.
(Fonte: site da Nestlé)


Nenhum comentário: