Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Leone di Venezia

     Morro Agudo é uma localidade que pertence ao município de São Joaquim (SC). A 1280 metros de altitude, o descendente de italianos Saul Bianco identificou e reservou 15 hectares com excepcionais condições para produção de uvas viníferas na Serra Catarinense. Os trabalhos de infra-estrutura e plantio de parreiras teve seu início em 2008. Em 2011, já possuía 10.500 mudas plantadas para mais tarde o plantio totalizar 18.000 mudas. Na sua grande maioria são variedades italianas como Sangiovese, Montepulciano, Lagrein, Refosco, e Teroldego. No período seguinte foram feitas as obras de instalação e a produção de vinhos iniciou na safra de 2013, em cantina própria, com capacidade instalada para produção de 45.000 garrafas por ano.
     A escolha do nome - Leone di Venezia - (o símbolo de Veneza, capital do Veneto), está ligada aos avós italianos e sua estada no Veneto. A estrutura e a arquitetura de todas as edificações seguem o estilo daquela região italiana.
     O avô de Saul Bianco imigrou da Itália no final do século XIX. Ainda garoto, acompanhou seus pais originários da cidade de Vicenza, Região do Veneto, na grande corrente migratória para o Brasil e instalaram-se em uma das colônias de Caxias do Sul (RS). Com grande habilidade para trabalhar com madeira iniciou a produção de pipas e barricas, criando sua própria empresa, que chegou a tornar-se a mais importante no mercado de recipientes para vinho na Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul.
     Assim, a vida da família Bianco, sempre teve uma forte ligação com a vinicultura, o que levou Saul a fazer a faculdade de agronomia para montar a sua própria cantina. Entretanto, antes mesmo de formado, foi convidado a trabalhar em uma grande multinacional, onde atuou por 32 anos. Aposentado, Saul decidiu retornar o velho sonho de produzir vinhos. Morou um ano na Itália onde fez um curso de enologia no Centro Regional para a Vinicultura e Enologia, em Canegliano Veneto (Treviso).
     A concepção do empreendimento foi para a implantação de uma vinícola de pequeno porte ("Cantina Boutique"), que utiliza moderna tecnologia, resultando em produtos diferenciados, com vinho no estilo italiano de alta qualidade, maximizando as peculiaridades de cada variedade dentro das excelentes condições de clima e solo da região. A condução das parreiras segue as mais modernas técnicas agronômicas, buscando uvas de alta qualidade com total respeito ao meio ambiente.
(Fonte: brochura da empresa) 

Nenhum comentário: