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6 de out. de 2011

Fogo de Chão

          Muitos gaúchos (e catarinenses), quando fazem churrasco para muitas pessoas em locais que não na cidade, costumam abrir uma vala, de forma que ali possam fazer fogo (no chão) e posicionar adequadamente o conjunto de espetos. Teria nascido dali o nome "Fogo de Chão"?
           Nascida como pouco mais do que um galpão em 1979, na cidade de Porto Alegre, com seis empregados, a empresa foi fundada por Arri Coser. A churrascaria chegou a São Paulo em 1986, quando abriu a unidade de Moema. Hoje há cinco restaurantes na cidade.
          A expansão internacional começou em 1997, quando abriu uma filial em Addison, um subúrbio de Dallas, no Texas. O sucesso por lá foi tanto que hoje a rede opera 26 restaurantes no país, enquanto no Brasil são apenas dez e um no México.
          Para a empresa, o sistema de rodízio (conhecido por muitos como espeto corrido), o atendimento e os chefs gaúchos a diferenciam da concorrência. Em 2014, cada restaurante serviu, em média, 137 mil refeições. Ainda que a empresa tenha nascido no Brasil, hoje a sua sede é em Dallas e há quase três vezes mais restaurantes nos EUA do que por aqui. O número de clientes por restaurante é cerca de 60% maior do que na concorrência, segundo pesquisa interna.
          Já como um dos maiores fenômenos na história dos restaurantes brasileiros, a Fogo de Chão mudou de mãos em agosto de 2011. A rede de churrascarias foi vendida pelos irmãos Jair e Arri Coser à gestora de investimentos GP, que era sócia com 35% de participação e passou então a ter 100% do negócio.  
          A Fogo de Chão é controlada desde 2013 pelo fundo de private equity Thomas H. Lee Partners, que adquiriu da GP Investimentos o controle total por 400 milhões de dólares. Sob a liderança de Larry Johnson, o negócio está pegando fogo. Quando Johnson assumiu, em 2007, havia apenas 11 restaurantes. Em 2015, já eram 35.
          Em 2015, o churrasco brasileiro chega a Porto Rico, com a abertura de um restaurante em San Juan. A rede abriu também um na Cidade do México, primeiro no país. 
          A presença em outros países é uma das principais estratégias de crescimento da companhia e explica sua expansão, bem como alterações pontuais no cardápio. Até 2020, o plano era abrir mais de 100 novos locais nos Estados Unidos, em cidades médias e grandes, tanto em áreas urbanas quanto em subúrbios.
          Já no Brasil, seriam de 3 a 5 novas churrascarias. Apesar do número ser pequeno, “nossas operações no Brasil nos permitem manter a herança de um churrasco autêntico e distinto, para dar suporte ao crescimento global da nossa marca”, afirma a companhia. A rede também estuda se expandir para países como Austrália e Canadá, bem como para a Ásia, Oriente Médio e Europa, tanto a partir de restaurantes próprios quanto com parcerias.
          Em 20 de fevereiro de 2018, a Rhône Capital anunciou acordo para comprar a Fogo de Chão em transação de 560 milhões de dólares, cerca de 1,8 bilhão de reais. A rede tinha então 38 restaurantes nos Estados Unidos e nove no Brasil e duas joint-ventures no México e outras duas no Oriente Médio.
          A Bain Capital, empresa de investimentos americana sediada em Boston, anunciou,  em 16 de agosto de 2023, a compra da rede de churrascarias Fogo de Chão, que pertence à empresa de investimentos Rhône Capital. Apesar de o valor da transação não ter sido revelado, a agência de notícias Reuters informou que o negócio ficou em US$ 1,1 bilhão, incluindo dívidas. De acordo com a Bain, os recursos serão destinados ao crescimento e à expansão do número de lojas.
          Hoje, o Brasil conta com 8 das 76 unidades da rede. A maioria delas está nos Estados Unidos.  Porto Rico, México Oriente Médio também têm unidades da rede.
(Fonte: Veja-SP - 13.08.2011 / msn - 29.04.2015 - Karin Salomão / Exame.com-Reuters - 20.02.2018 / Época Negócios - 16.08.2023 / G1 - 16.08.2023 - partes)

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