Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Wessel

           Era o ano de 1958 quando o húngaro László Wessel abriu um açougue no bairro Bela Vista em São Paulo. Hoje, seu filho István Wessel, especialista em cortes nobres de carnes, que trabalhou ali por décadas, diz ter cansado do "puxadinho" e desde o início de 2015 passou a atender na nova unidade, em Araçariguama, a 60 quilômetros da capital paulista e localizada nas proximidades da rodovia Castello Branco. Com investimento de R$ 25 milhões, e dois anos para ser construída, a nova unidade tem 5 mil metros quadrados, onde trabalham 115 pessoas. A unidade antiga tem 600 metros quadrados.
           Na fábrica antiga a Wessel produzia 2 mil quilos de hambúrguer por dia. Na nova unidade, a capacidade é de 1.500 quilos por hora, conforme explica Daniel Wessel, diretor comercial e neto do fundador.
           Hambúrguer feito só com carne bovina, é um dos principais produtos da empresa, que tem em seu portfólio cortes nobres de bovinos, cortes suínos, de cordeiro e de frango. A empresa adquire carne de grandes frigoríficos e faz corte, em porções controladas, sob medida para os clientes, sistema conhecido como "taylor made".
           Os planos da Wessel com a nova planta são ambiciosos e, naturalmente, depois de ser reconhecida no Brasil pelos cortes nobres de carne, a empresa prepara-se para exportar. Além disso, pensa em voltar a produzir o carpaccio, que é produzido por terceiros pela falta de capacidade da antiga fábrica.
           As carnes da Wessel estão disponíveis em diversos pontos de venda na cidade, como supermercados, mas existe também uma loja fixa da marca do empresário István Wessel (Avenida Faria Lima, no Jardim Paulistano), onde muitos preferem ir para receberem um atendimento personalizado.
          Em novembro de 2020, a Wessel divulga que está fazendo uma parceria com a empresa de private equity Bela Vista, para criar a Meta Foods, uma empresa focada na produção de alimentos a base de plantas. A nova companhia investiu 20 milhões de reais para construir a primeira fábrica de hambúrgueres vegetarianos no estado de São Paulo. A produção será vendida para redes de supermercados como Carrefour e Pão de Açúcar, assim como lojas de produtos gourmet.
(Fonte: jornal Valor online - 29.04.2015 / revista Veja São Paulo - 15.06.2016 - partes)

Nenhum comentário: