Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Contexto (editora)

     Jaime Pinsky é de família de judeus vindos da Europa às vésperas da guerra (Segunda Guerra Mundial) e que se instalou em bairro operário de Sorocaba, interior de São Paulo. O futuro historiador conheceria, naqueles anos, ângulos sensíveis do comércio. Na loja do pai se vendia de tudo, de sutiã a colchão. Nos fundos da loja operários faziam reuniões políticas. O pai, Abrahão Pinsky, que não tinha envolvimento com tais reuniões ideológicas, explicava ao filho: "Eles não têm outro lugar", quando indagado, pelo filho, por que deixava eles se reunirem ali.
     Uma bolsa de estudos em Jerusalém o permitiu a atualizar-se em história antiga. Lecionou na Unesp, na USP e depois na Unicamp, onde, juntamente com oito professores, ajudou a montar uma editora. Ajudou a criar revistas influentes no meio acadêmico: "Debate & Crítica", "Anais da História" e "Contexto".
     Em 1987, Jaime Pinsky abre a Contexto, mesmo nome de uma das revistas, que ajudara a fundar. Convidou colegas para sócios. A ideia inicial era fazer uma cooperativa. Em um projeto de R$ 100 mil, cada um entraria com R$ 10 mil se fossem dez. O "pessoal arregou", segundo Pinsky e "foram saindo de fininho". Parecia arriscado demais para um professor. Pinsky vendeu um terreno e com bem menos capital do que planejara, começou a empresa na casa onde vivia na praça Panamericana. A direção ficava no escritório. A revisão, em uma sala nos fundos. Na sala de visitas, a composição. A garagem servia de revisão e secretaria. O depósito se distribuía pela sala de jantar. A família não se incomodou com a reviravolta. Hoje, dois filhos, Luciana e Daniel, integram com ele o comando de uma equipe de 20, somando todos os departamentos. Em 2007, a editora passou para uma nova sede.
     No início, a editora se concentrou em paradidáticos de história, geografia, língua portuguesa e literatura infanto-juvenil. Essa última, era dirigida por Mirna Pinsky, ex-mulher de Jaime, autora premiada na área, que incluiu crianças no conselho editorial, novidade na época.
     As editoras procuram não depender do governo, que pode fazer cortes abruptos. Mas a Contexto, em dezembro de 2014, teve dois títulos selecionados para aquisição governamental, aquisição que seria de 150 mil exemplares, volume considerável para uma editora de pequeno porte. Um deles é "História da Cidadania", organizado por Pinsky e sua mulher, a também historiadora, Carla Bassanezi, e "Diáspora do Povo Negro do Brasil", de Linda M. Heywood.
     Como parte da divulgação, a editora participa de centenas de eventos anualmente, em todos os cantos do Brasil, de grandes bienais a feiras de livros, eventos de grande ou pequeno porte. Não se faz a conta se vai dar lucro ou não. O objetivo principal é seguir o compromisso com o autor de fazer seu livro circular.
(Fonte: jornal Valor online - 21.09.2015)

Nenhum comentário: