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30 de out. de 2011

Battistella

          Criada em 1949, em Lages (SC), pela família Battistella, para trabalhar com madeira, a empresa atuou fortemente na extração da araucária, antes da escassez geral dessa árvore e a proibição total para sua derrubada. A Battistella, que durante muito tempo foi conhecida como grupo Battistella, entrou em reflorestamento nos anos 1960 e, quando da extinção do "ciclo da araucária" na região de Lages, a família passou a atuar na zona rural de Rio Negrinho, mais a nordeste do estado. Com o decorrer do tempo passou a investir em setores diversos.
          No início de 1997, o grupo se deparava com uma dívida de 150 milhões de reais, o equivalente a quase metade de seu patrimônio líquido. O grupo catarinense já havia se desfeito de seu banco, adquirido pelo grupo Verdi, e do consórcio de caminhões, repassado à Scania. A montadora se empenhou na tentativa de arrumação da casa do Battistella, mantendo um consultor no grupo.
          Com atuação também no Paraná, passa sua sede para Curitiba. Em 2008, com a crise financeira, perde R$ 160 milhões no câmbio, e uma reestruturação para equacionar a dívida se faz necessária. Em setembro de 2009 contrata o executivo Marcos Perillo. O foco passa a ser nos segmentos de transporte e logística. A Battistella assina então com a Rio Negrinho Participações contrato de alienação de área rural com 40 mil hectares, sendo 16 mil com florestas de pinus, por R$ 176 milhões, dinheiro prontamente utilizado para redução da dívida.
          A Battistella é dona de 42% do porto de Itapoá, localizado no extremo norte de SC, que começou a operar em janeiro de 2013 e tem como sócios a Aliança Navegação e a Logz. Além do porto, a empresa aposta na rede de revendas de veículos pesados Scania.
(Fonte: revista Exame - 25.03.1998 / jornal Valor - parte)

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