Total de visualizações de página

29 de out. de 2011

Bombardier

          Joseph Armand Bombardier, de origem francesa, foi o fundador da fábrica canadense de aviões. No princípio atuava especialmente na fabricação de motonaves e trens.
          A entrada no setor de aeronáutica foi cimentada com três aquisições: a estatal Canadair, fabricante do jato executivo Challenger, em 1986, a também estatal De Havilland, em 1992, e a americana Learjet Corporation, fabricante de jatos executivos, em 1990. A Bombardier atua em 23 países. A empresa é também fabricante de trens.
          Na noite da segunda-feira, dia 16 de outubro de 2017, a Bombardier e a fabricante europeia de aviões Airbus, anunciaram que as duas empresas vão se tornar sócias para o programa de jatos comerciais CSeries. Pelo acordo, o grupo francês assume uma fatia de 50,01% da C Series Aircraft Limited Partnership (CSALP), controladora do programa de desenvolvimento, produção e vendas dos jatos CSeries, aeronaves com 100 a 150 lugares - principal competidor da família E2 dos jatos da Brasileira Embraer. A Bombardier fica com 31% da companhia e o governo da província de Quebec detém os demais 19%.
(Fonte: jornal Valor - 17.10.2017 - parte)

Nenhum comentário: