Total de visualizações de página

26 de out. de 2011

Grupo Nexpe (antiga BR Brokers)

          O Grupo Nexpe (cuja holding inicialmente se chamava Seihan Participações S.A. e, posteriormente, Brasil Brokers Participações S.A. – “Brasil Brokers”) foi fundado em 2007, mesmo ano em que abriu seu capital e começou a comercializar suas ações, na época, sob o código BBRK3. A Brasil Brokers surgiu com a intenção de se tornar o maior e mais abrangente grupo de intermediações e consultoria imobiliárias do país.     
          BR Brokers, Brasil Brokers Participações S.A., tem no nome as primeiras letras de Brasil seguida por um complemento em inglês, que faz referência a seu setor de atuação: corretoras de imóveis.  Foi ideia do administrador paulistano Ney Prado Júnior de reunir 16 corretoras imobiliárias sob a bandeira BR Brokers. Fundada em 2006, abriu capital na BM&FBovespa em 2007. A empresa só uniu suas operações em São Paulo, em 2011.
          Após a aquisição de 16 empresas, as ações da Brasil Brokers, que no IPO foram cotadas pouco acima de R$ 11,00, chegaram a ser cotadas a R$ 100,49 em 2008.
           Em 2014, a gestora Squadra e o banco BTG Pactual se unem para aumentar a influência nas decisões da empresa. Sob o comando do executivo Plínio Serpa Pinto, a Brasil Brokers passa por ajustes que vão desde o fechamentos de lojas sobrepostas até a diminuição de custos em vários setores. Além da rearrumação pura e simples da casa, fez-se necessária a adaptação à queda de lançamentos de sua intermediação.
          Em 14 de fevereiro de 2023, a Nexpe (NEXP3), antiga Brasil Brokers, anunciou que seu conselho de administração aprovou o pedido de recuperação judicial da companhia e suas empresas controladas. O pedido de recuperação, na 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central da Comarca de São Paulo, foi feito em caráter de urgência e em conjunto com as subsidiárias Abyara Brokers Intermediação Imobiliária, Basimóvel Consultoria Imobiliária, Bamberg Imóveis, Global Consultoria Imobiliária, MF Consultoria Imobiliária, Tropical Corretora e Consultoria Imobiliária e Niterói Administradora de Imóveis.
          A companhia,  disse em comunicado ao mercado que se esforçou nos últimos meses para reduzir os impactos de questões trabalhistas e da pandemia.
          “Em que pese os esforços adotados pela administração do Grupo Nexpe nos últimos meses, em conjunto com seus assessores financeiros e legais, a fim de diminuir os impactos negativos causados pelas contingências trabalhistas do Grupo Nexpe e pela queda de faturamento que o mercado imobiliário sofreu durante os anos da pandemia da Covid-19, os membros do Conselho de Administração da Companhia aprovaram, em unanimidade, a apresentação da Recuperação Judicial”.
          Em fato relevante, a empresa diz que atuará em conjunto com seus assessores legais e financeiros para a condução da recuperação judicial “a fim de que a transitória crise financeira enfrentada pela Companhia e pelas demais empresas do Grupo Nexpe seja superada o mais rápido possível.”
          O pedido de recuperação judicial será submetido à ratificação da Assembleia Geral da companhia, convocada no dia 7 de março (2023).
(Fonte: Exame - 30.04.2014 - pág. 82 / jornal Valor online 01.12.2014 / InvestNews - 14.02.2023 - partes)

Nenhum comentário: