Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

M. Dias Branco

          A história do Grupo M. Dias Branco se inicia em 1927 com a ida de Manuel Dias Branco à pequena cidade de Cedro, Centro Sul do estado do Ceará, onde estabeleceu seus negócios. Depois, criou a Padaria Imperial. O ano era 1936 e em sua padaria, Dias Branco produzia pães, biscoitos e o macarrão da marca Imperial para a população de Fortaleza. A padaria ficava na movimentada Avenida Visconde do Rio Branco.
          Em 1940 Manuel moderniza sua empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, criando a empresa M. Dias Branco. O "M." vem de Manuel, o primeiro nome do fundador. Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A "Padaria Fortaleza" foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de "Fábrica Fortaleza", em 1953, quando a sociedade (com os irmãos) é desfeita e Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho do fundador, abandona a escola e passa a trabalhar com o pai. Ivens tinha então 18 anos, e jamais terminaria e segundo grau. É dele a ideia de produzir massas e biscoitos.
          Nos anos 1990 a M. Dias Branco inicia a operação de moagem de trigo e hoje é uma das maiores empresas na produção de farinha e farelo.
          Em 2003, Ivens consegue seu intento de avançar para as regiões Sul e Sudeste comprando a tradicional marca Adria.
          A abertura de capital da M. Dias Branco na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ocorreu em 2006.
          Em 2008, a M. Dias Branco adquire a Vitarella, fabricante dos biscoitos Treloso.
          Hoje, após a compra das concorrentes Pilar, fabricante de cream craker, e Estrela, em 2011, a M. Dias Branco conta com 12 fábricas em sete estados e tem relevante participação no mercado de massas e biscoitos. Além das marcas Fortaleza, Adria, Pilar e Estrela, a M. Dias Branco é dona das marcas Vitarella, Zabet, Richester, Isabela, finna, Pellagio, Basilar, Amorela, Puro Sabor, Adorita, Salsitos, Predilleto e Bonsabor.
          A empresa possui também a divisão de gorduras e margarinas especiais, em Fortaleza, onde produz margarina para a rede de supermercados Dia %.
          Em 29 de janeiro de 2018, a M. Dias Branco adquire a empresa fluminense Piraquê, por 1,55 bilhão de reais, incluindo dívidas, no maior negócio até então no segmento de biscoitos realizado no Brasil. Com essa aquisição, a empresa passa a ter participação mais consistente no mercado da região sudeste.
          Francisco Ivens morreu em 2015, e a viúva Maria Consuelo ocupa desde então o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. Desde 2014, a presidência da empresa é exercida por Francisco Ivens Dias Branco Júnior, um dos cinco filhos de Francisco e Maria Consuelo. Os demais filhos ocupam cargos de vice-presidência.
          Em 29 de setembro de 2021, a M. Dias Branco divulga a compra da Latinex, produtora de alimentos fits, dona das marcas Fit Food, Frontera, Smart e Taste&Co. A negociação foi fechada em R$ 180 milhões, mas pode chegar a R$ 272 milhões, caso a empresa cumpra metas de desempenho previstas no contrato de aquisição.
          Em 10 de junho de 2022, a M. Dias Branco firmou contrato para adquirir a Nutrition, titular da marca de biscoitos, granolas e pães Jasmine. A operação foi realizada por meio da controlada Latinex.
Em fins de agosto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, essa aquisição.
          Uma nova aquisição, dessa vez no exterior, foi anunciada em 31 de outubro de 2022: a compra da Darcel e da Cacama, ambas com sede em Montevidéu. Fundada em Montevidéu em 1952, a Las Acacias, principal marca da Darcel, figura entre as três principais marcas de massas no Uruguai, tendo também em seu portfólio itens nas categorias de farinha de trigo, mistura para bolos, molhos, entre outras. “Esta aquisição, primeira fora do Brasil, acelera o processo de internacionalização, que até então se dava exclusivamente com exportações para mais de 40 países, inclusive para o Uruguai com as marcas Isabela, Piraquê, Nikito, entre outras”, afirmou a MDias.
(Fonte: revista Exame - 05.11.2008 / 04.04.2012 / Wikipédia / Forbes Brasil - 31.08.2017 / jornal OESP - 30.01.2018 / Eleven Financial - 29.09.2021 / Valor - 10.06.2022 / 01.09.2022 / Dica de Hoje Research - 01.11.2022 - partes)

Nenhum comentário: