Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

AIG

          A megasseguradora American International Group, Inc. (AIG) é uma organização de seguros global que atende clientes em mais de 100 países. As empresas AIG atendem clientes comerciais, institucionais e individuais por meio de uma das mais extensas redes mundiais de seguros. Além disso, as empresas AIG são provedoras líderes de seguro de vida e serviços de aposentadoria nos Estados Unidos.
          Em setembro de 2008, passou a ser controlada pelo governo americano, após ter seus alicerces abalados pela crise do sub prime. Passou então a ter um novo nome: AIU.
          A calamidade gerada a partir de Wall Street colocou diante dos olhos do público uma oferta ilimitada de histórias de horror: Joseph Cassano, diretor da sucursal da AIG em Londres, ganhou 280 milhões de dólares nos últimos oito anos, após ter deixado um prejuízo de 25 bilhões de dólares em sua operação. Ao ser demitido, passou a ganhar 1 milhão de dólares por mês como "consultor" da (própria) AIG, salva com dinheiro do Erário americano no meio da tempestade. A folha de pagamento dos executivos da empresa, nos últimos sete anos antes da bancarrota, somou 3,5 bilhões de dólares.
          No Brasil, até a fusão entre Itaú e Unibanco, em 3 de novembro de 2008, a AIG operava em parceria com o Unibanco.
          Em maio de 2009 o executivo Guillermo León começou a reorganização do escritório em São Paulo. Em julho, a matriz nos Estados Unidos enviou 30 milhões de dólares para ajudar a reerguer sua filial brasileira.
          As ações ordinárias da AIG estão listadas na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de Tóquio.
(Fonte: revista Exame - 05.11.2008 / 29.07.2009 / LinkedIn - partes)

Nenhum comentário: