Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Majestade

     Em Sananduva, no noroeste do Rio Grande do Sul, um grupo de 20 imigrantes italianos fundou a Majestade, marca da Cooperativa Regional Sananduva de Carnes e Derivados Ltda, um dos mais conceituados frigoríficos do Brasil. Criada em 1935, na terra do churrasco, a empresa é presença forte quando se trata de produtos suínos industrializados.
     Copa, salame, mortadela, carré, bacon e torresmo, são alguns dos mais de 60 produtos que a empresa envia para mais de 3 mil pontos de venda espalhados pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a Majestade abate 800 animais por dia. Da matéria prima, 70% são produzidas por 200 suinocultores cooperados. O restante é comprado de fornecedores parceiros. Alguns poucos cooperados têm funcionários, o restante é suinocultor familiar.
     A cooperativa nasceu por causa do mercado da banha, considerada o ouro branco do início dos anos de 1930. O produto, porém, era vendido por atravessadores. A cooperativa foi fundada justamente para produzir e vender o produto direto. De lá para cá, o abate foi aumentando, o frigorífico foi construído e a evolução da empresa é notória. Com 600 funcionários, a empresa aposta na qualidade do produto.
     A companhia não tem como competir com os grandes frigoríficos em volume de fabricação, o que faz com que seu foco seja produzir um produto quase que artesanal, inclusive utilizando antigas técnicas de fabricação, como a utilização do fumeiro de queima de lenha.
     A fidelização com os cooperados é uma das grandes apostas da Majestade. Existem famílias que estão na terceira geração de cooperados. A confiança é muito grande. A responsabilidade social também. Os produtores se espalham em 16 municípios, todos pequenos, que contam com a empresa e a empresa conta com eles.
     O presidente da Majestade, Loreni Domingos Foscarini, diz que a receita dos produtos nunca mudou. Nessas décadas todas de cooperativa o sabor é o mesmo. O pessoal está 24 horas dedicado com a fabricação de um produto saboroso. A empresa está  atenta em todas as etapas de produção, em todos os detalhes. A cooperativa dos cooperados e funcionários, eles assumem o comprometimento com a qualidade, com o sabor.
(Fonte: jornal Gazeta do Povo online - 01.09.2016)

Nenhum comentário: