Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Ancar Ivanhoe

          A experiência dos Andrade de Carvalho no ramo de shopping centers data de 1972, quando a família adquiriu uma participação no Conjunto Nacional de Brasília, o segundo shopping do País e o primeiro da região Centro-Oeste. Antes, o grupo formado pela família atuava no setor bancário, com a Casa Bancária Andrade Arnaud, fundada em 1929.
          Após entrar em Brasília, a Ancar abriu shoppings em dois novos mercados, Recife e Porto Alegre, e foi paulatinamente expandindo o número de empreendimentos.
          Quem estava à frente dos negócios era Sergio Carvalho. Em 2004, aos 65 anos, ele saiu do dia a dia e passou a ocupar a presidência do conselho de administração. No mesmo ano, assumiram seus filhos Marcos e Marcelo, como copresidentes. Antes de entrar na Ancar, os dois passaram por temporadas de estudos no exterior e experiências profissionais em outras companhias, como no extinto Banco Garantia (Marcos) e Lojas Americanas (Marcelo).
          Num mercado onde estão presentes BR Malls, Multiplan, Iguatemi e Aliansce, no setor de shopping centers, para citar apenas as empresas que abriram o capital, a Ancar, tinha como objetivo encontrar um sócio estratégico.
          Em 2006, o plano foi concretizado. Em uma associação com o canadense Ivanhoe Cambridge, nasceu a Ancar Ivanhoe. O novo sócio não aportou apenas capital para viabilizar os planos de expansão. Trouxe também conhecimento de seus mais de 65 shoppings no Canadá, Europa, Estados Unidos e Ásia.
          Em 2010, era a quarta geração que estava no comando dos negócios, se considerada como data de início da empresa familiar o ano de 1929, quando fundaram o banco. A quinta geração, com 12 membros, tinha idade entre 3 e 25 anos.
          O conselho de administração da associação com a Ivanhoe Cambridge é formado por quatro canadenses e quadro brasileiros da família Carvalho.
          Considerando dados de outubro de 2020, a Ancar administra 24 centros comerciais, entre eles o Shopping Eldorado, o Shopping Metrô Itaquera e o Shopping Pátio Paulista, em São Paulo.
(Fonte: revista Capital Aberto - maio 2010)

Nenhum comentário: