Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Makeblock

          Nascido em 1985, Jasen Wang é embaixador de uma geração pioneira na China. Até muito pouco tempo, os mais promissores universitários chineses costumavam ser recrutados pelo governo ou por grandes empresas semi-estatais. Era a carreira dos sonhos. Mas Wang, após concluir o curso de engenharia aeronáutica na Universidade Politécnica do Nordeste, em Xian, percorreu 1.800 quilômetros rumo a Shenzhen, no sul do país, com o sonho de abrir uma startup.
          Trabalhou durante um ano na Clou, uma grande companhia de eletrônicos, até se estabelecer na cidade e partir para a luta. Demorou um ano para criar coragem e contar à família que havia largado um emprego promissor e seguro para empreender no ramo da robótica.
          Seis anos depois, a China tem milhares de startups. E a Makeblock, o negócio de Wang, caminha para virar um "unicórnio", como são chamadas as empresas novatas que valem mais de 1 bilhão de dólares. A empresa nasceu na Hax, maior aceleradora de hardware do mundo, em 2013. A última rodada de investimentos avaliou a Makeblock em 200 milhões de dólares.
A empresa faz kits para a montagem de robôs e drones. É uma espécie de Lego para adultos, com peças de alumínio que desempenham diversas tarefas com comandos simples via smartphone. Wang criava seus próprios robôs e achava difícil encontrar material. Viu ali uma oportunidade, e diz: "programação e robótica são essenciais para o futuro, e queremos ajudar as pessoas a tirar as ideias do papel".
          A Makeblock tem 400 funcionários que desenvolvem e vendem os produtos. A fabricação é terceirizada. Seus principais clientes são escolas - 20.000 delas, em 140 países, já compraram o Makeblock. O escritório tem um clima informal, com cafeteria e mesas de trabalho coletivas. A cada dois meses são organizadas competições de robótica com estudantes e funcionários.
(Fonte: Exame.com - MSN Dinheiro - 02.12.2017)

Nenhum comentário: